"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, abril 03, 2009

Pratique a caridade todos os dias - 02


Masaharu Taniguchi


Mesmo em relação aos empreendimentos, são poucos os que alcançam êxito brilhante, realmente digno de um Filho de Deus. Isto porque a maioria das pessoas pensa que sua própria capacidade é limitada. Elas ainda não tomaram consciência da sua Vida que pode crescer infinitamente quanto mais se dedicarem aos outros. Nós precisamos aprender que somos capazes de nos dedicar muito mais ainda aos outros, com o coração generoso.

Dê mais bondade a seus semelhantes.
Dê-lhes mais palavras de louvor,
dê-lhes muito mais de sua própria Vida.

Aquele que muito dá, muito poderá colher. Essa colheita vem do Céu. Quando o "dar" é frequente, amplia-se a via por meio da qual chegam as dádivas do Céu. Pessoas que não obtêm ajuda nos momentos difíceis são pessoas que não ajudaram verdadeiramente os outros.

Certa vez, li num livro estrangeiro, o seguinte conto:

Um homem maltrapilho bateu à porta dos fundos de uma residência e pediu à dona da casa que lhes desse um par de sapatos velhos, pois o que ele estava usando já estavam completamente rotos. A mulher entrou, e voltou com um par de sapatos ainda novos, que estendeu ao pobre homem, dizendo:

- Fique com estes sapatos.

O homem, um tanto supreso, disse:

- Oh! Mas esses sapatos ainda estão novos. São bons demais pra mim. Eu me satisfaria com um par velho...

- Ora, não faça cerimônia - disse a senhora, desinteressadamente - Leve esses sapatos. Se acontecer de você passar por aqui num dia de neve, poderá fazer o favor de limpar a neve da calçada para facilitar o trânsito dos pedestres. Isso seria, para mim, a melhor retribuição.

O homem aceitou os sapatos, agradeceu várias vezes e foi embora. Passados alguns dias, a mulher foi acordada pelo ruído de alguém limpando a neve da calçada. Olhou pela janela e viu que havia nevado bastante durante a noite. "Mas quem será que está limpando a neve, tão cedo?" - pensou ela, e foi verificar. Era aquele homem a quem ela dera um par de sapatos novos. Lá estava ele trabalhando diligentemente, limpando a neve com uma pá. Como que sentindo o olhar da dona da casa, o homem virou-se para a janela e, vendo-a, tirou o chapéu e cumprimentou-a, parecendo querer agradecer novamente pelo donativo de outro dia. Depois, recomeçou a trabalhar. A senhora pensou: "Vou agradecer-lhe e convidá-lo para tomar a refeição matinal". Arrumou-se rapidamente e saiu. Mas o homem já tinha ido embora, e a neve da calçada havia sido totalmente removida. E durante todo aquele ano, o homem apareceu para limpar aquela calçada, sempre que nevava bastante.

Não é falsa a afirmação da Seicho-no-Ie de que, mesmo as mais pobres e maltrapilhas pessoas, passam a exteriorizar a sua Natureza Divina quando as tratamos com bondade. No conto narrado, podemos perceber a Natureza Divina brilhando na imagem do andarilho que, surgindo de manhã bem cedo, sem ser notado por ninguém, trabalhou diligentemente na remoção da neve da calçada. Não terá sido esse homem a pessoa que mais feliz se sentiu naquela manhã? Ele, que às escondidas limpou a neve da calçada para retribuir a bondade daquela senhora? A alegria de dar é contagiante. A pessoa que recebeu, tornou-se, por sua vez, conhecedora da alegria de dar. Nós, da Seicho-no-Ie, acreditamos que, "contagiando" as pessoas mais e mais com a alegria de dar, este mundo se tornará iluminado e alcançará a paz e a felicidade, sem que haja revoluções sangrentas. Nós acreditamos na Natureza Divina que existe no homem, acreditamos na bondade que existe dentro de cada ser humano. Todavia, a Natureza Divina existente no homem não pode ser exteriorizada através da coação, e sim através da reverência, da bondade, do respeito e do amor para com ele. O amor atrai o amor, e o ódio atrai o ódio -- essa é a lei da mente.

Continua...
(Do livro 'A Verdade da Vida', vol. 7 -- págs. 93 à 95)

Nenhum comentário: