"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, maio 16, 2009

O REFERENCIAL DA LUZ


Dárcio Dezolt


Quando Cristo afirmou: “Sois deuses”, ou “Sois a luz do mundo”, e quando Paulo disse: “Sois o templo de Deus”, revelavam que a visão daquele que estuda a Verdade é a divina e nunca a ilusória visão humana! O referencial empregado deve ser o “Referencial da Luz”, e não o referencial das imagens hipnóticas! Já ouvi pessoas argumentando da seguinte forma: "Se eu disser que 'sou a Luz do mundo', sabendo que ainda não despertei para esta revelação tão profunda, eu me sinto mentindo a mim mesmo!” Há lógica nesta frase? Para a ilusória mente humana, há! É por isso que “as coisas de Deus são loucuras para os homens”, como disse o apóstolo Paulo. O que é lógico para Deus, é absurdo para esta mente que ilude a maioria. Para a mente humana, o coerente seria uma pessoa sentar-se em meditação e ficar “esperando um Despertar espiritual” se dar em si mesma. Que está presente nesta mente? A ilusão/crença/idéia/reconhecimento de que o meditante, ainda não desperto, é o nosso Eu! Por isso é que, aos olhos da mente humana, esta prática se mostra lógica ou “verdadeira”.

Quem poderia achar lógico a “sombra” aguardar sair Luz dela mesma? Não é a mesma coisa de alguém meditar e aguardar um “Despertar”? E o que seria este “despertar”? A mente humana se iluminar? Não. Isso jamais ocorrerá! Ela é a “inimizade contra Deus”, apenas capta conceitos e formas de ilusão! Seria, então, este “Despertar”, algo "ainda por acontecer” na nossa Mente divina? Outro absurdo! A Mente divina está totalmente desperta! E é exatamente este o “Referencial da Luz” do qual partimos neste estudo da Verdade absoluta! Tomamos consciência de que jamais uma sombra receberá luz, por inexistirem sombras na Onipresença da Luz! E tomamos consciência de que “estamos despertos”, porque a Mente única, Deus, está desperta, aqui e agora, como a MENTE que é DEUS! Sem associarmos esta Mente desperta com “mente de alguma pessoa” -- que seria pretender associar o TUDO com o NADA --, apenas discerniremos com naturalidade o fato real e eterno de que, se aqui estamos conscientes de SER, é porque a MENTE, que é DEUS, é a Mente que temos e que somos! Por isso disse Paulo:“Temos a mente de Cristo” (I Cor. 2-16).

Contemple o que este texto está expondo, e, de imediato, você verá que dá “testemunho da mentira” aquele que insiste em ficar anos a fio “meditando para despertar espiritualmente”. DEUS É TUDO! Neste REFERENCIAL DA LUZ, você saberá que “meditar” é simplesmente “reconhecer” que A Luz infinita JÁ É VOCÊ!

Partindo-se do Referencial da Luz, somente a totalidade de Deus é vista, aceita e reconhecida como presença infinita. Quem estuda a Verdade deve partir diretamente da Verdade que estuda! Nunca a partir de “aparências” refletidas na suposta mente humana! Aquele que se posiciona no “referencial da sombra”, almejando irradiar a Luz divina, estará partindo do irreal, enquanto, nesse tempo, o que é real lhe estará passando por despercebido e, portanto, deixando de ser focalizado e contemplado! Não perca tempo em agradar à suposta lógica humana! Contradiga-a com a Verdade! Você não é o ser humano desenhado pela crença coletiva! DEUS É VOCÊ!

DEUS É TUDO! Esta é a premissa básica do enfoque absoluto. Isso quer dizer que a Onipresença é a SUA Presença, que a Onipotência é o SEU Poder, que a Onisciência é o SEU saber e que a Oniação é a SUA atividade! Mas, nada disso é visto “neste mundo”; este mundo é somente APARÊNCIA! Acreditar nesta Verdade apenas QUANDO “aparecer” a imagem dela na mente humana seria o mesmo que acreditar que um locutor somente existiria após alguém adquirir um rádio e ligá-lo para poder ouvi-lo! Quando é dito que “devemos nos interiorizar para discernir a Verdade”, esta “interiorização” ocorre pela mudança radical de referencial! Do ilusório para o Referencial da Luz! Assumimos a Verdade como verdadeira, aceitamos e reconhecemos que, independentemente de a Verdade estar ou não aparecendo “para a mente humana”, Ela já é Verdade manifesta!

A “interiorização” se compara ao processo em que alguém , diante de um espelho em que “se via em sua imagem projetada”, lidando com ela em seu referencial-reflexo, de repente se volta radicalmente daquela imagem refletida para realmente “se ver em si próprio”. Esta é a “interiorização: uma Autocontemplação! Use esta analogia em suas contemplações, e entenda que sua aplicação constitui a imediata “interiorização iluminadora”. O “reflexo”, no espelho, jamais poderia ser considerado como sendo o seu EU; assim, aquela “imagem refletida” jamais poderia “receber” iluminação para “um dia” se identificar como “você” e se admitir como “desperta”. Quando VOCÊ, que se olhava e “se via” no espelho, SE VOLTAR daquela imagem refletida para tomar consciência de que VOCÊ É VOCÊ (e que jamais aquele reflexo esteve sendo "quem VOCÊ JÁ É"), FORA DELE, estará “conhecendo a Verdade”.

O homem jamais esteve na matéria! O “mundo material” é meramente um “reflexo finito” da Existência, uma ILUSÃO refletida no “espelho” da crença coletiva. Troque seu referencial! Assuma o Referencial da Luz! Pare de se ver no “espelho” e CONTEMPLE-SE COMO DEUS! Pare de se confundir ou de se iludir com uma ILUSÓRIA imagem finita refletida na mente humana! Veja-se como EXPRESSÃO DE DEUS! Contemple-se como VOCÊ JÁ É: ILUMINADO! DESPERTO! E LIVRE!

Nenhum comentário: