"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, maio 09, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 03




*Estão sempre felizes as pessoas que sentem gratidão por tudo e por todos. Mas quem nunca sente gratidão não conhece a felicidade. Não há pessoa mais infeliz do que a queixosa que não se contenta com coisa alguma. A felicidade existe dentro de nós.

*Torna-te capaz de reverenciar todas as pessoas e todas as coisas, imparcialmente. Se não consegues reverenciar imparcialmente a Imagem Verdadeira de todas as pessoas e coisas, então é preferível reconheceres o feio como feio, o bonito como bonito, o chiqueiro como lugar imundo e o palácio como local limpo e bonito. Assim, estarás sendo mais honesto consigo mesmo.

*O ouro é sempre ouro, quer seja transformado em anel, quem em moeda ou em broche. A aparência pode mudar, mas a essência do ouro permanece inalterada. Também o homem, qualquer que seja a sua aparência e ainda que seu corpo seja destruído, é filho de Deus na sua essência e jamais se destrói.

*Deus não se modifica com palavras de louvor a Ele dirigidas pelo homem. Quem se modifica é o próprio homem. Quando este se modifica, eliminando sua ilusão, aparece a natureza verdadeira de filho de Deus.

*O melhor ato de bondade é transmitir o ensinamento que anula os pecados, as doenças, a morte e a carência, e conduz o ser humano à compreensão de que sua Vida é dotada de todas as coisas boas.

*O desejo de alegrar o próximo atrai a saúde. O desejo de ser agradado pelos outros atrai a doença.

*Tudo é fruto de nossos pensamentos. Tudo é reflexo de nossa mente.

*Meu corpo é projeção da minha mente.

*Todos os atos e palavras constituem sementes que irão frutificar no futuro.

*A semente plantada não germina no mesmo dia; precisa de tempo para brotar. "Confiar e esperar" é o segredo da boa colheita.

*É infeliz o pessimista que, preocupado, desenterra as sementes todos os dias para verificar se está germinando. A semente acabará apodrecendo.

*As pessoas dizem: "tenho mente". Contudo, é um erro pensar que o homem "possui mente". Na verdade, ele não a possui, ele próprio é a mente. Antes de tudo, o homem é "mente".

*O provérbio "Os semelhantes se atraem" expressa uma das leis mentais. É preciso manter a mente o mais alegre possível. A felicidade visita os lares onde reina a mente alegre.

* "Onde há risos, virá a felicidade" -- esse ditado exprime a Verdade. Três vezes ao dia, diante do espelho, mostra uma fisionomia alegre e grava em tua mente que estás sempre com esse semblante alegre. Após três meses, serás realmente uma pessoa feliz. Com este método simples pode-se também recuperar a saúde.

*Sorri alegremente para os teus semelhantes. Teu sorriso é um nutriente para ti e para as pessoas ao teu redor.

*Torna-te capaz de elogiar o próximo na ausência dele. Tua mente se alegrará.

*"Se tiveres de censurar alguém, fala-lhe diretamente" -- este é um antigo ensinamento. "Mesmo que alguém tenha vários pontos passíveis de crítica, descobre nele os louváveis e elogia-o" -- este é o ensinamento da Seicho-No-Ie.

*É um erro pretender censurar ou culpar os outros.

*Quem ironiza o próximo fere a si próprio.

*Bem aventurados os que vêem boas qualidades em todas as pessoas e coisas. É imaturo quem pensa que sua vida é a melhor de todas. É sábio quem compreende que todas as pessoas e coisas são boas cada qual à sua maneira.

*A vida não deve ser negativa. Ela deve ser constantemente positiva. Não se deve ficar retraído com pensamentos pessimistas como “Se eu fizer isto, será que não vou perturbar fulano?” ou “Será que Sicrano não está aborrecido comigo?”. Aquele que leva uma vida positiva, pensando “Vou amar o próximo”, “Vou dar alegria a todos” ou “Vou ser útil aos semelhantes”, vivifica os outros e a si próprio.

* “Fulano deve estar aborrecido comigo” – se encarares o próximo com tal pensamento, ele acabará te julgando uma pessoa estranha e passará a sentir-se realmente incomodado por ti.

*Aquele que ajuda os outros mas não aceita ajuda de outrem, ainda não anulou o “falso eu”.

*Não menosprezes os pequenos atos de bondade. Acumular pequenas práticas de bondade é mais difícil do que praticar grandes atos de bondade. Somente quem consegue praticar pequenos atos de bondade será capaz de praticar grandes atos de bondade.

*A alegria e a melancolia não podem coexistir dentro da mesma mente. Instalando-se a melancolia, desaparecerá a alegria. Instalando-se a alegria, desaparecerá a melancolia. Por isso, deves sempre rir bastante. Ri e expulsa a melancolia.

*O amor é a “força vivificante” irradiada pela Vida. Somente dentro dessa “força vivificante” é que todos os seres se desenvolvem.

*Aquele que procura sempre beneficiar o próximo será amado por todos. Aquele que procura sempre receber benefícios dos outros será malquisto por todos. Quem vive querendo receber só benefícios dos outros é como se estivesse assaltando-os. Por isso os outro sentem essa “atmosfera” e passam a detestar essa pessoa.

*Há os que retribuem favores e há os que nunca se lembram de os retribuir. Estes, mesmo após se tornarem independentes, pensam que têm direito de continuar recebendo favores. Um cachorro pode achar que tem direito de receber favores eternamente, mas um ser humano deve envergonhar-se de tal atitude.

*Precisamos não só retribuir a quem nos favoreceu, mas prestar favores a outros. Do contrário não sintonizaremos com a vontade de Deus.

*O amor adquire mais força quando oferecido ao próximo; a palavra adquire mais força quando pronunciada; o pensamento ganha mais força quando expressado. Aquele que é parcimonioso em oferecer amor, pronunciar boas palavras e expressar bons pensamentos acaba diminuindo sua própria força. Mesmo quando duas pessoas se encontram, vence aquele que primeiro dirige palavras de cumprimento. Aqui, "vencer" significa "progredir espiritualmente".

*O ódio de uma pessoa atrai o ódio de outras dez, mas o sentimento de amor atrai o amor de cem pessoas.

*Aquele que é incapaz de crer que ele próprio é filho de Deus, também não será capaz de crer que os outros são filhos de Deus. Aquele que prega sermões dizendo: “Pecador, acabarás no inferno!”, acabará ele próprio no inferno.

*A vida de quem não ama não é uma vida verdadeira, mas sim a de um morto-vivo.

*"Sê amável para contigo mesmo" -- são poucos os que praticam este ensinamento.

*“Ama a teu próximo como a ti mesmo”, disse Cristo. Somente quando conseguires amar a ti próprio é que conseguirás amar verdadeiramente o próximo.


Nenhum comentário: