"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, maio 22, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 07

null


*Quem não valoriza o agora jamais encontrará tempo para valorizá-lo.

*Quem faz pouco caso de um instante desperdiça a vida toda.

*Não digas que não tens sorte. A felicidade está em cada momento da vida. Se viveres plenamente cada instante de tua vida, viverás para sempre.

*Se as abelhas menosprezassem um pingo de néctar que fosse, jamais poderiam produzir mel suficiente para preencher os favos. Elas conseguem armazenar grande quantidade de mel, porque colhem em todas as oportunidades as minúsculas porções de néctar das flores.

*O ser humano consegue se entristecer o quanto quiser, mas consegue também se alegrar o quanto quiser. Se chamares a tristeza, ela virá para fazer dueto contigo. Se chamares a alegria, ela virá para fazer dueto contigo.

*Pensa-se que o homem deixa de ser pobre quando obtém dinheiro. Mas aquele que se sente rico somente quando obtém dinheiro tem a alma pobre. É preciso compreender que a Vida do homem é originalmente rica, mesmo sem acréscimo de dinheiro e outros bens materiais.

*Existe uma diferença entre uma fortuna sórdida e uma fortuna limpa que flui serenamente para a vida de uma pessoa que despertou para a Verdade. Todo bem material é sombra projetada da mente; logo, não é preciso abandoná-lo obrigatoriamente. A Vida não entra em apuros mesmo que não haja bens materiais, nem se incomoda com a presença deles.

*Desencolhe os braços e as pernas; descontrai o abdômen e o peito; desfranze o cenho. Este é o segredo do crescimento.

*A oportunidade nunca chega a quem fica de braços cruzados.

*Por haver dificuldades é que a alma pode progredir. O trem avança justamente porque os trilhos oferecem resistência.

*Queima a ponte que acabaste de atravessar. Para quem não pode recuar só resta avançar. Até o rato quando encurralado ataca o gato.

*A riqueza em si não é limpa nem suja. Ela torna-se limpa quando empregada para fins nobres, e torna-se maculada quando empregada unicamente para aumentar a fortuna e a reputação próprias.

*Quem não descuida das pequenas tarefas consegue realizar grandes obras.

*A vida tem preço fixo: não se pode negociá-la nem pechinchá-la. A vida só nos oferece aquilo que a nossa mente merece.

*A vida é como a obra de construção de um prédio invisível e infinitamente grande: todo e qualquer serviço faz parte dela. Não devemos desprezar os pequenos serviços que estão ao alcance das mãos só porque não conseguimos enxergar o prédio todo pronto.

*Quem vive perseguindo lucros é um egoísta. Os lucros são produtos da mente. A maioria das pessoas vive perseguindo metas erradas.

*O supérfluo deixa de ser supérfluo. O desperdício deixa de ser desperdício. Não precisas restringir drasticamente as despesas. Basta tua mente se enriquecer, para que se manifeste a provisão infinita que existe dentro de ti.

*Só tem real valor aquele que, sem fazer autopromoção, é procurado por todos.

*Quem se apóia em coisas materiais, deixa-se enganar. Quem se apóia em pessoas, deixa-se iludir. Quem imita cegamente os outros é um tolo.

*Nada existe que não possas vencer.

*Liberdade não é quebrar as formalidades. Saber ajustar-se docilmente à elas é possuir uma liberdade bem maior. As árvores altas que se opõem ao vento perdem a liberdade e se quebram. Os salgueiros não se quebram com o peso da neve acumulada. A água é livre porque se acomoda a recipientes de qualquer formato.

*A castanha cresce dentro da fôrma chamada ouriço e finalmente rompe o ouriço. A castanha que não aceita viver dentro do ouriço não se desenvolve.

*Uma idéia que lampeja na mente, dependendo de sua natureza, pode nos conduzir ao êxito ou ao fracasso. O importante é sabermos como conceber, num lampejo, uma idéia genial – uma inspiração divina.

*O dia em que a idéia surge é o melhor dia para executá-la.

*Se tens uma boa idéia, coloca-a em prática imediatamente. Mesmo que fracasses e caias, isso não é desonra. Ao te levantares, estarás mais evoluído do que antes da queda.

*A hesitação e a falsa modéstia são inúteis. A vida é como um duelo de esgrima: um instante de hesitação decide toda a sorte.

*A autoconfiança vem da sabedoria verdadeira e é a mãe do progresso infinito, mas a presunção é a causa da estagnação. Toma cuidado porque elas se parecem muito.

*Quando alguém diz “Tive uma boa idéia”, significa que uma semente de pensamento vinda de alguma parte foi captada pela “antena mental” dessa pessoa e germinou. Torna-te “antena” que capta somente bons pensamentos.

*O descontentamento, a avareza, a ira, a inveja, a mente conflituosa, a mente desarmônica – todos são causadores de males.

*Todas as grandes obras no mundo fenomênico são constituídas pelo conjunto de partes insignificantemente pequenas. Os grandes arranha-céus também são constituídos de pequenos tijolos, ferros delgados e minúsculos grãos de cimento.

*Desde o princípio o ser humano possui tudo dentro de si; só falta descobri-lo.

*Na natação, se uma pessoa começa a afundar, é porque ela se afoba e fica com os músculos tensos. Assim também é na travessia da vida: se não ficarmos afobados ou tensos e pegarmos a onda certa, alcançaremos a nossa meta.

*Não existe uma coisa sequer que permaneça em estado de imobilidade. O que não progride, regride. Isto se aplica tanto à Vida como ao empreendimento.

*A redução do custo de produção não resulta na prosperidade do produtor, se este abaixar a qualidade dos produtos, ou seja, se diminuir o seu valor. Tal procedimento contraria a criação de novos valores.

*Mesmo os empreendimentos bem-sucedidos acabarão declinando, se não lhes forem acrescentados constantemente novos valores.

*Trabalhar em prol dos outros consiste na criação de novos valores. Não há outra forma de servir a não ser pela criação de novos valores.

*Em princípio, todos parecem iguais. Porém, os verdadeiros valores se sobressaem cada vez mais.

*Se pensas que estás servindo a pessoas, ainda te falta entusiasmo e ardor para criar. Criar novos valores é servir ao Universo; é servir a Deus. O Universo vive em nós, e nós caminhamos com o Universo.

*Os novos valores nunca deixaram de ser procurados. Se os recém-formados não são procurados é porque ainda não acrescentaram novos valores à educação padronizada recebida na escola.

*O ser humano deve trabalhar. Contudo, não deve viver pressionado pelo trabalho. Viver agitado como as ondas contra as rochas é uma vida sem conforto.

*A perseverança é um elemento imprescindível para o êxito de qualquer empreendimento.

*A teimosia e a ignorância são irmãs.

*Aquele que se satisfaz com seu atual desempenho, ainda não reconheceu a presença do Deus interior que promove o crescimento infinito. Felizes são os que despertam para o fato de que dentro de si existe uma força que pode ser exteriorizada infindavelmente.

*Um dos aspectos da evolução espiritual é a perseverança. A ameixeira que conseguiu suportar o rigor do inverno faz desabrochar lindas flores brancas quando chega a primavera. O pé-de-arroz que conseguiu suportar o calor tórrido do verão fica carregado de grãos quando chega o outono.

*Um dos aspectos da perseverança é a . Se não consegues perseverar é porque te falta fé. Aquele que persevera com fé, finalmente alcança grande evolução.


Nenhum comentário: