"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, outubro 28, 2009

O que é permanente já está aqui agora

John Sherman


Gangaji nos convida a experimentar diretamente o que está aqui: antes da história, antes da definição, antes do nosso relacionamento com isto. Este não é um convite para ir em busca de nada; é o convite para simplesmente não fazer absolutamente nada a respeito de nada. Quando falamos disso, é impossível não falar em termos de encontrar-se com algo, de penetrar em algo, de mergulhar nesse algo, deixar-se cair nele, ou fazer algo com ele. Mas, realmente, o que se sugere é que não façamos absolutamente nada a respeito de coisa alguma; que não façamos absolutamente nada, até mesmo com relação a não fazer nada. Isto é imparcialidade. Este parar, esta quietude que é a realidade de não se fazer nada em relação a coisa alguma é imparcialidade; isto é amor incondicional.

Na maior parte do tempo, quando seguimos o conselho de Gangaji, temos uma experiência enorme. É como se tudo se dissolvesse. O que parecera um fardo revela-se como sendo absolutamente nada e nos tornamos iluminados; o peso torna-se leve como a luz; o fardo desaparece neste momento. Então cometemos o erro de pensar que esta grande experiência de alívio é o que estamos buscando. Acho que esse erro é quase universal, por causa da natureza do aparato mental humano. Não importa que saibamos, com plena certeza, que esta grande experiência de leveza, alívio e liberação da carga apareceu e, portanto, vai desaparecer. Certamente sabemos disso, mas é mais fácil negar que sabemos, porque a experiência faz a gente se sentir tão bem!

Em minha experiência, não é a liberação, o alívio, a ausência de experiência que faz com que nos sintamos tão bem; é a descoberta da imparcialidade, o amor incondicional que você é. É a descoberta disso que está sempre presente, agora, no momento do encontro com Gangaji, projetada sobre uma experiência que reflete isso e que, necessariamente, vai desaparecer. Portanto, de que serve tudo isto?

Isto serve para nos conscientizarmos do truque que pregamos em nós mesmos, buscando coisas que não permanecem. É fácil falar da impermanência de estados de bem-aventurança, tranqüilidade e amor incondicional, mas os estados que se seguem a estes também são impermanentes. Quase sempre estas experiências "boas" são acompanhadas de experiências de tormento, contração e perguntas como: "O que foi que eu fiz?", "O que fazer para esta experiência retornar?" e "Meu Deus, sou uma pessoa terrível." Nosso caso de amor com estas experiências é exatamente o mesmo que nosso caso de amor com as experiências de bem-aventurança. O que fazer então?

Já temos idade suficiente para ter estado nessa montanha-russa há um bom tempo, e ter tido todas essas experiências. Provavelmente a maioria de nós já esteve com mais de um mestre; alguns de nós já estiveram com mestres de grande "shakti" (energia espiritual), e corremos atrás de uma coisa após outra, e nada funciona. O que fazer então? Tudo isso é a mesma coisa. Temos uma experiência enorme na presença de Gangaji, e dizemos: "Que tal aquele outro mestre? Ouvi dizer que ele tem muito shakti; talvez possa receber um pouco dele". Que fazer?

Parece que não há saída. Este é o ponto: não há saída. Tudo o que se pede a você é que você pare de tentar escapar. Descubra o que é permanente. Pare de perambular de coisa em coisa: "Ah, isto é tão bom, eu me sinto tão bem; deve ser isto então!" Pare com tudo isso; abandone todo esse espetáculo da busca de iluminação, da busca da consciência divina, da busca de um fim ao sofrimento; pare de buscar algum estado, ou a ausência de qualquer estado e, em vez disso, concentre todos os seus esforços, toda a sua atenção, todos os seus recursos e toda a sua inteligência inata no objetivo de encontrar algo que é permanente.

Se algo é permanente, então está aqui neste momento. É assim que se pode indentificar o que é permanente. Se é permanente, não é algo que vai aparecer; não é algo que vai resultar de algo que você tenha feito ao longo do tempo; não importa quão sagradas e santas tenham sido essas atividades. Isso está aqui e agora; sempre esteve aqui. Isso que é permanente. Isso que você é.


Nenhum comentário: