"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, fevereiro 06, 2011

O objetivo deste blog




O objetivo dos textos publicados neste blog é fazer com que as pessoas - os leitores - tomem conhecimento da transcendência, meditem (orem) e consigam alcançar a experiência transcendental interior.

Ninguém transcende o mundo e continua a compreender o mundo com os mesmos conceitos que tinham sobre ele até então. A experiência da transcendência modifica completamente o entendimento, a visão do mundo. Você passa a entender que tudo o que parece existir é na verdade NADA, um "algo" inexistente. Como pode ser? É algo realmente misterioso, que não pode ser decifrado por mais que seja sondado. Ao homem é possível decifrar o mistério, mas não da maneira como ele pensa ou espera fazer. E, como conseguir decifrar, é algo que somente a ele cabe conseguir descobrir - o caminho é solitário, a viagem só admite uma pessoa, que é ele próprio.

Ao mesmo tempo, com o acontecimento de uma experiência transcendental, a pessoa compreende que aquilo que é Invisível e que aparenta não existir, é o que existe de verdade, é a Realidade. De modo que, mesmo que o mundo continue apresentando-se diante de você - isso não importa -, você saberá que, apesar das aparências, o mundo não é o que aparenta ser. Esse é o objetivo deste blog, ao publicar todos estes textos.

Mas - você poderia perguntar -, de que adianta estar consciente (e em contato!) com essa Realidade invisível, afinal? O motivo é simples: melhorar a vida (como um todo!) do leitor, ou daquele que se dispuser a compreender esta Verdade. A mente humana está sempre completamente envolvida (e, consequentemente, preocupada) com este "mundo". O homem aparenta estar vivendo num mundo (que, pela própria natureza, é constituído por pecados, sofrimentos, confusões, etc.) e, quanto mais tenta se livrar das coisas ruins do mundo, tanto mais com elas se envolve. Por que? Porque, ao tentar resolver seus problemas no mundo, ele continua lidando com a própria fonte/origem do problema: o mundo. A mente que acredita na existência deste mundo não tem outra alternativa senão proceder desta forma, pois ignora que é possível ver este mundo como inexistente e se livrar de todos os problemas de uma única vez. Assim, as pessoas tentam escapar do mundo, mas na verdade escapam do mundo para o próprio mundo, sem se aperceberem disso.

É realmente difícil de perceber - como quando alguém reclama de um acontecimento ruim e, sem notar, atrai (faz gerar) mais acontecimentos ruins. Este é um bom exemplo, experimente pensar sobre ele: todos sabemos que, pela lei mental e espiritual da atração, o amor atrai mais amor, a alegria atrai mais alegria, e, inversamente, tristeza atrai mais tristeza e o medo atrai ainda mais medo. O semelhante atrai ainda mais o seu semelhante. E muitas pessoas, quando se deparam com algum acontecimento ruim, logo começam a se queixar, reclamar, xingar, esbravejar. Não percebem que o próprio ato de se chatearem atrairá ainda mais chateação. Então, sem perceberem, adentram num processo de "bola de neve", começa a mover em círculos - ela está naquilo que o budismo chama de "sansara". É tão lógico, tão razoável: se algo ruim acontece, porque deveria não me rebelar? Por que não esbravejar e ficar furioso, decepcionado ou deprimido? Qual é a lógica de permanecer feliz quando ocorre uma situação desagradável? Superficialmente não haverá lógica alguma - e é por isso que para a maioria das pessoas é tão natural reagir de tal forma negativa. Por isso, inconscientemente/instintivamente, todos estão imersos nesse processo - perdidos no sansara.

Se pudermos sair da superfície, e lançarmos um olhar mais profundo para o quadro todo, veremos que a lógica - a melhor lógica a ser utilizada - é exatamente o processo inverso. Quando um infortúnio acontecer, esse será o exato momento de, ao invés de reclamarmos, começarmos a agradecer. Se algo nos for tirado, será o momento exato de agradecermos e nos alegrarmos com aquilo ainda temos. E, assim, a gratidão gerada a partir de dentro se manifestará e atrairá no mundo externo situações que lhe farão sentir ainda mais gratidão - e, se for para você ter gratidão, somente coisas boas poderão surgir para lhe acontecer. À primeira vista, parece ilógico proceder assim. Mas, não. Cristo disse: "Não resistais ao maligno". Quando resistimos ao "maligno", damos-lhe mais força e, propagamos ainda mais a sua existência. A verdade é que é muito mais inteligente expressarmos amor, alegria e gratidão em situações cujas coisas nos provocam tentação de esboçar raiva, medo e depressão. Este é o exemplo. Reflita bem sobre ele. Esse exemplo foi dado para fazê-lo entender o seguinte: o mesmo ocorre com a mente que compreende a irrealidade das coisas visíveis (que parecem existir) e a realidade do Invisível (que parece inexistir).

A mente que compreende profundamente (que vê!) que o mundo fenomênico é inexistente, deixa de se perturbar e envolver com tal mundo e, assim, se livra da bola de neve. Ela corta o mal pela "raiz", e se lança fora do sansara. Alguma vez você já tentou desfazer nós de um barbante extremamente feio e todo emaranhado? Quanto mais tentamos desfazer os nós do barbante a fim de fazer com que ele volte a ser uma linha normal e bonita, mais bagunçado fica! Assim é com aqueles que tentam resolver os problemas do mundo, mas que tomam o mundo como a base ou um ponto de partida para a solução de seus problemas. Tentam alcançar a felicidade, mas o fazem com base no mundo. E Cristo disse: "Deixo-vos a paz, não a paz que o mundo vos dá, mas a Minha paz", aquela que está além de todo o entendimento. Com a felicidade ocorre o mesmo. A verdadeira felicidade é aquela que também transcende todo o entendimento, é a felicidade que advém do Cristo. Toda e qualquer espécie de problema existe apenas no âmbito deste mundo. Se você puder ver este mundo como inexistente, o mundo realmente deixará de existir para você, e todas as coisas que dependem do mundo para existir desaparecerão, igualmente. Eis porque muitos dos textos postados batem tanto na tecla que diz: "Não existe mundo material", "não existe doença", "não existe pecado", "somente existe Deus". Os textos não visam falar de "coisas bonitinhas", nem visam apresentar-nos uma "filosofia" para acreditarmos meramente, mas tratam de uma percepção real que, se compreendida e praticada, gerará frutos visíveis e concretos.

O segredo da vida é ser feliz sem motivo, em todas as ocasiões. Ser alegre sem motivos, em todas as ocasiões. E ser agradecido sem motivo, em todas as ocasiões. Não é necessário haver motivos para estarmos nos sentindo alegres, gratos e felizes. Se houver motivos, estamos colocando a nossa felicidade nas mãos do mundo, o pior lugar possível. De fato, não poderíamos escolher um lugar pior. A atitude e o pensamento devem ser: Com situações felizes no mundo, ou com situações infelizes no mundo - eu estou Feliz! (feliz não é o mesmo que Feliz). Com situações alegres no mundo, ou com circunstâncias não alegres no mundo - eu estou Alegre! (alegre não é o mesmo que Alegre). Estar grato (que é o opositor de insatisfeito) não é o mesmo que estar Grato. "Estar Grato" é sentir gratidão imotivada, incausada, uma gratidão independente, que existe em si e por si mesma. Com os seus problemas, ocorre o mesmo. Aprenda a ver que eles já estão resolvidos, independentemente de no mundo externo eles aparentarem estar solucionados ou não. Compreenda que eles já estão resolvidos. Já estão resolvidos por si mesmos. Eles não existem. E finque fundo a mente nessa compreensão e não permita mais que ela saia daí. Contemple essa Verdade, sempre que possível. Permanecer nesse reconhecimento contemplativo é "oração" (ou meditação). Deus não criou problemas, nã cria problemas, nem permite que eles existam. A criação de Deus é perfeita e está completa e consumada, nada podendo nela ser acrescentado ou diminuído. "As obras de Deus são permanentes". O homem filho de Deus jamais viveu ou vive situações de problemas. Ele vive no mundo perfeito criado por Deus, em que "tudo é muito bom". Pelo reconhecimento interno e transcendental de que "seus problemas não existem", logo isso se manifestará no mundo-fenomênico-externo como "problemas solucionados". Todas as coisas necessárias serão providas, em conformidade com o que Cristo disse: "Buscai primeiro o reino de Deus, e as demais coisas lhe serão dadas por acréscimo".

Realmente, os ensinamentos transcendentes apresentados nos textos postados neste blog têm o potencial de fazer o diferencial e mudar a vida de quem os compreende e assimila. A nossa força, felicidade, alegria e paz não podem ser alcançadas por nossos próprios esforços. Se estivermos nos esforçando, estaremos ainda lidando com o mundo. Essas coisas dependem e são providas/supridas pela Graça de Deus. Não precisamos fazer nada, a não ser deixar que a Graça manifeste todas essas coisas em nossa vida. "A tua Graça me basta". Cristo também disse: "tende olhos, mas não vedes". De agora em diante, passe a "ver". A mera visão material do mundo-fenomênico-exterior não é o bastante para "ver" como Cristo desejou que víssemos. Espero que, após a leitura e compreensão deste texto, os leitores passem a ler os textos publicados neste blog com "outros olhos".

O Deus que habita em mim reconhece, reverencia e agradece o Deus que habita em você.


9 comentários:

- Mizi - disse...

Obrigado! Não por isso, porque está no mundo.

Mas exatamente por isto, que não está no mundo (hãã... entendeu?). E por você, que também não está no mundo (mundinho). Mas está no Mundo (o de verdade).

Às vezes, é melhor confiar no coração do que na inteligência. O Amor é muito burro, burro, mesmo... Aos olhos da inteligência, o Amor é um louco. Mas é Ele quem nos faz bem. Confiar no Amor é a maior loucura que alguém já se propôs a fazer, porque muitas vezes dói. Dói porque a razão muitas vezes diz outra coisa. E, muitas vezes, entra a razão e o Amor, há ainda o instinto (que eu nem sei de onde vem direito, mas parece estar mais ou menos no meio desses dois outros, só pra sacanear... rsss). E algumas vezes lidar com o instinto é até mais dolorido do que lidar com a razão.

Na verdade, o melhor mesmo é que todos fossem mesmo muito loucos, loucos... Melhor seria que todos fossem cegos, para que Deus nos abrisse a visão (a verdadeira). Melhor seria acreditar apenas no Amor, e deixar tudo de lado sem sofrer...

Mas como acreditar nesse Amor, se as pessoas não derem sinais de que elas Amam??? Basta dizer "eu te amo"?

Olha, se basta eu não sei.... Mas na dúvida eu prefiro dizer, e repetir, e repetir, a todo momento. Sei que provavelmente não basta, e que retribuir um ato de Amor é impossível, pois só o Amor salda uma dívida de Amor. Mas dizer já alivia a ansiedade. É a forma que tenho de agradecer por tudo e de dizer que toda a minha vida está a disposição da pessoa amada (ainda que muitas vezes possa parecer que não, por meio de algumas burradas que a inteligência promove).

Por isso, o que tenho a dizer hoje é que eu te amo muito, meu amigo. O motivo eu não sei, e você sabe que não sei. E você sabe que eu já até desisti de tentar entender. Apenas sinto que amo, e amo. Sei que não basta dizer, mas já é alguma coisa. Quando eu disser "eu te amo" (mizi ama, etc e variáveis... rsss), entenda apenas tudo isso que você disse no seu blog. É todo o agradecimento, toda a felicidade, toda a espontaneidade que já não encontra quaisquer outras palavras ou formas de se expressar. É quando falar já não dá mais. É quando qualquer outra palavra não dá mais sentido. Apenas a essência. Apenas a sensação de que "somos um", e que sem você, vida não seria Vida.

Eu sei que preciso estender esse tipo de Amor às outras pessoas, e tenho me esforçado para isso. Mas Deus me permitiu amá-lo assim, para que eu soubesse enfim o que significa Amar.

Só tenho a agradecer. Já disse. Se eu perdesse tudo, mas tivesse ainda a sua amizade, eu seria ainda a pessoa mais feliz do mundo, pois sei que esse Amor ninguém ia poder tirar de mim.

Bão. Abraços!
MAG

Anônimo disse...

É, sem dúvida, um belo objetivo. Parabens pela iniciativa! E vida longa ao blog.

Inácio

Templo disse...

Obrigado, aos dois!

Namastê!

Claudio Perpetuo disse...

Esse blog é um trabalho maravilhoso. Tem ajudado muito a levar a Verdade a um número cada vez maior de pessoas, é um bem de todos, um presente de Deus. Siga firme, continue postando. Muito obrigado pela imensa luz.

Templo disse...

Que bom, que bom, Cláudio!

Agradeço suas palavras. O objetivo é esse: levar a Luz da verdade ao maior número de pessoas. Por enquanto, o blog tem se mostrado ser um bom veículo.

Siga firme também, meditando, orando, buscando, compreendendo, praticando... quanto maior for a alegria que surgir em nós, esse será o sinal de que estamos progredindo rumo a Deus.

Namastê!

Claudio Perpetuo disse...

Olá, Gugu! Reverências!
Eis que chegou a hora de tornar ainda mais acessível o conteúdo desse maravilhoso blog, não é mesmo? Por meio de uma Fanpage (Templo dos Iluminados), breves trechos (título e parte introdutória) serão os "links" para o respectivo post no blog.
Assim, todos teremos o blog e a Fanpage interligados, numa simbiose capaz de ajudar a despertar/iluminar as pessoas. Acredito que esse formato ajudará a levar toda a Verdade aqui disponível a um número ainda maior de irmãos. Acredito também, que você já esteja vendo isso. Muito, muito obrigado!

Namastê!

Templo disse...

Olá, Cláudio, Reverências!

A ideia apresentada por você é esplêndida. Uma fanpage divulgaria e conseguiria levar as mensagens do blog a um número bem maior de pessoas, o que seria ótimo.

Uma vez, no ano passado, eu tentei fazer uma página no facebook do "Templo dos iluminados", mas não o fiz como fanpage, e sim como um perfil. Nele, eu escrevia um pequeno texto introdutório, sempre que no blog um post novo fosse publicado. Mas essa ideia não vingou muito, e após um tempo eu não mais atualizei o perfil do facebook (ele existe até hoje, esporadicamente eu entro para checar algumas coisas no facebook).

Uma pergunta que eu gostaria de fazer a você, se me permite, é: Acaso seria você o mantenedor da página "Prosperidade RJ" lá no facebook? Se sim, desde já agradeço aos textos que lá vem postando. Eu noto que lá há um bom número de pessoas que acessam e leem as mensagens - um número bem maior de pessoas que acessam este blog. Eu mesmo demoraria um pouco para criar e me acostumar com a ideia de manter uma fanpage (até por conta de atividades que tenho de cumprir no dia a dia, como estudo, cursos, trabalho, e outras obrigações). Atualmente em minha vida pessoal estou passando por um período cheio de atividades e me sobra um pequeno tempo para voltar minha atenção para outras coisas. Cuidar deste blog, para mim, já se tornou uma espécie de rotina, "ritual", por isso eu sempre dou um jeito de ter tempo para ele. Mas, ao mesmo tempo, isso é algo que eu gosto de fazer, e faço com o maior carinho e boa vontade.

Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta (caso você seja a pessoa que cuida do Prosperidade RJ, pois noto que ela gosta muito das mensagens postadas aqui no blog): você não gostaria de ajudar a divulgar o blog às pessoas por meio dessa fanpage que está sugerindo? Para mim seria uma alegria e honra receber essa ajuda (que eu consideraria estar vindo do Alto, como um presente de Deus). Se sua resposta for sim, então pode considerar essa fanpage como uma extensão/interligação/simbiose com o blog. Um grande aliado seria muito bem vindo! (rssss)

Mas, caso você não seja o dono da página "Prosperidade RJ": gostaria de dizer que sua ideia é realmente excelente, pois considero importante levar essas mensagens a um número maior de pessoas. Digo isso, não pelo bem da reputação deste blog, mas porque pra mim esse é um serviço que eu considero estar prestando para Deus (e não necessariamente para as pessoas). Por isso, essa é uma ideia que, assim que for possível, será colocada em prática.

Muito, muito obrigado por suas palavras, sugestões (valiosas!), que expressam verdadeiro carinho e preocupação para com Deus, a Verdade, as mensagens, e para com as pessoas (que com certeza merecem ter a oportunidade de conhecer todos esses ensinamentos).

Reverências...
Namastê!

Anônimo disse...

Reverências, Gugu. Que bom ler sua resposta! Vou tentar tb responder suas perguntas pontualmente, ok?

1) Uma pergunta que eu gostaria de fazer a você, se me permite, é: acaso seria você o mantenedor da página "Prosperidade RJ" lá no facebook?
R: Sim, a página foi inicialmente criada para apoiar o Ciclo de Estudos da Prosperidade do Rio de Janeiro, da SEICHO-NO-IE. Porém, a Fanpage Prosperidade RJ não encontra-se associada a nenhuma entidade. Ela apenas seleciona, organiza e divulga excertos com a devida menção aos autores.

2) Atualmente em minha vida pessoal estou passando por um período cheio de atividades e me sobra um pequeno tempo para voltar minha atenção para outras coisas. Cuidar deste blog, para mim, já se tornou uma espécie de rotina, "ritual", por isso eu sempre dou um jeito de ter tempo para ele. Mas, ao mesmo tempo, isso é algo que eu gosto de fazer, e faço com o maior carinho e boa vontade.
R: Por favor, peço que siga a sua iluminada "rotina". Você imagina o quanto somos gratos por seu carinho e conexão direta com o Altíssimo? De lá provém toda a sabedoria que se manifesta nas suas publicações.

3) Você não gostaria de ajudar a divulgar o blog às pessoas por meio dessa fanpage que está sugerindo?
R: Isso é uma dádiva de Deus. Claro que sim.

4) Se sua resposta for sim, então pode considerar essa fanpage como uma extensão/interligação/simbiose com o blog. Um grande aliado seria muito bem vindo!
R: É uma honra. Muito obrigado.

Prezado Gugu, entre em contato comigo por email (perpetuo@asgaron.com.br), pode ser? Acredito que assim poderemos estabelecer alinhamentos, estimar os prazos de execução e também as estratégias/recursos que estaremos usando para fazer da Fanpage "Templo dos Iluminados" um meio capaz de "seguir ajudando", agora numa escala diferente, mais ampla. Afinal, são tantos ensinamentos, reflexões e debates maravilhosos que precisam ser levados adiante, a um número cada vez maior de pessoas. Não há tanto mais o que dizer a não ser que é hora de arregaçar as mangas. Aceitar o seu convite é uma decisão natural. Acrescento que convidei meu filho (João Ariel) e minha esposa (Cristina Lúcia) para apoiarem o projeto. A boa notícia é que "estão dentro" (rsrsrs).
Que seja feita a vontade de Deus. O trabalho - literalmente - já começou (graças à sua generosidade, amor e dedicação). Muito obrigado.
Fico no aguardo do seu e-mail para retornar com algumas ações em andamento e compartilhar ideias.
Namastê!
C. Perpetuo

Templo disse...

Então, pode aguardar o e-mail, que escreverei logo, logo! =)

Muito obrigado! _/\_