"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, abril 06, 2011

O Caminho para extinguir todos os seus infortúnios


Masaharu Taniguchi


“É preciso desistir de recorrer apenas à mente do eu fenomênico, conscientizar-se de que o único caminho é confiar na Força Superior, e volver a mente para Deus.” (Masaharu Taniguchi)


A DOR FÍSICA É PROVENIENTE DA “DOR MENTAL”

Existem vários tipos de dor física: dor de estômago, nevralgia, dor do reumatismo etc. As pessoas pensam que essas dores estão no próprio corpo; mas, na verdade, não é assim. Toda pessoa que sofre de uma dor física possui alguma “dor mental”. O corpo carnal é apenas uma massa material. A matéria não possui mente e não sente dor. Sendo simples matéria, o corpo não tem dor. O que dói é a mente. Quando afirmo isso, algumas pessoas que leram superficialmente o livro A Verdade da Vida contestam: “Mesmo pensando que o corpo não dói, continuo sentindo dor”. A dor física é reflexo da dor mental. Em muitos casos, antes da dor se manifestar no corpo, a pessoa vinha sofrendo há algum tempo ou até mesmo durante anos, por causa de uma angústia ou um conflito mental.


QUE É DOR MENTAL?

A “dor mental” não é sentida de modo agudo como a dor física. Vou citar um exemplo de dor mental: irritado com a mulher amuada, o marido sente vontade de brigar com ela. Essa irritação, essa raiva, é uma “dor mental”. O marido sabe que se partir para a briga, a situação se tornará pior e então reprime a irritação e a raiva. A "dor mental" que não foi manifestada fica acumulada. Se isso se repetir todos os dias, depois de algum tempo poderá surgir uma doença que se caracteriza pela dor, como a nevralgia, que é reflexo da “dor mental”. Mesmo que a pessoa consulte um médico e faça tratamento, não será possível obter a cura radical da nevralgia enquanto não for eliminada a causa mental.


É DIFÍCIL CONTROLAR A MENTE

Conheço casos de pessoas que foram a um templo para pedir uma orientação para obter a cura da nevralgia e, tendo recebido a recomendação de jurar: “Nunca mais vou ter ataque de raiva”, fizeram esse juramento, cumpriram-no e obtiveram a cura. Seria bom se todos conseguissem a cura de doença cumprindo a promessa de “não ficar zangado”, “não ficar com raiva”, etc. Seria ótimo se todos conseguissem ter um perfeito domínio sobre os próprios pensamentos. Mas, para pessoas comuns, não é fácil controlar a mente. Aliás, até mesmo o monge Honen, o mestre Shinran e o apóstolo Paulo, todos eles homens de nobre caráter, muitas vezes lamentavam não conseguir controlar a própria mente e recorriam a Buda (os dois primeiros) e a Jesus Cristo (o apóstolo Paulo).

Sentimentos como a ira ou a raiva são difíceis de controlar. Mesmo que tente, a pessoa não consegue deixar de senti-los. Até mesmo o monge Honen e o mestre Shinran não conseguiam refrear esses maus sentimentos que às vezes teimavam em surgir. Então, é natural que para as pessoas comuns seja muito difícil deixar de sentir ira ou raiva, mesmo que façam essa promessa a Deus e procurem cumpri-la. Quando uma pessoa que fez tal promessa não consegue cumpri-la, a sua tensão torna-se maior que antes, pois acha que fez um falso juramento e tem a sensação de que lhe sobrevirá uma dura punição divina. Assim, sem conseguir cumprir a promessa e com medo do castigo de Deus, a pessoa fica acuada e não encontra o caminho da salvação.


É PRECISO VOLVER A MENTE PARA DEUS

Portanto, a questão é: “Que fazer para controlar a mente?” Os mestres precursores de diversas religiões também tiveram dificuldades quanto a essa questão. Tendo conhecimento acerca da lei mental, sabiam que a ira é prejudicial e que as aflições provocam doenças. Mesmo assim, tinham dificuldade de manter a mente livre das aflições. A Seicho-No-Ie ensina: Por mais que alguém tente, com a força do eu fenomênico, deixar de ficar irado ou aflito, não conseguirá esse intento. É preciso desistir de recorrer apenas à mente do eu fenomênico, conscientizar-se de que o único caminho é confiar na Força Superior e volver a mente para Deus. Com isso, a pessoa realmente se tornará capaz de manter a mente livre da ira e das aflições.

Assim é a Meditação Shinsokan da Seicho-No-Ie, que se identifica com o ensinamento da seita budista Shinshu, do seguinte teor: “Com a mente concentrada, pense unicamente em Buda Amida”. Quando a pessoa se apóia somente na sua própria força, age com teimosia e tenta forçar a situação, e por isso fica com a mente conturbada. Mas, no momento em que percebe que nada conseguirá com sua força humana, a pessoa compreende que não há outro meio senão recorrer à grandiosa força divina e volve a mente para Deus. Então, o seu eu, de poder limitado, funde-se com a infinita força salvadora que acolhe tudo e todos. Assim, a própria pessoa passa a ter uma alma ampla e generosa, capaz de acolher tudo e todos, e deixa de ficar irritada ou irada.

O livro A Verdade da Vida explica isso, não como mera apresentação de uma teoria, mas como ensinamento da Verdade por meio do poder das palavras que tocam fundo o coração de quem o lê. Por isso, com a leitura diária desse livro, a mente da pessoa vai mudando e melhorando de modo natural sem esforço, da mesma forma que um diamante aumenta cada vez mais o seu brilho por meio de polimento diário. Nossa vida é como uma pedra preciosa valiosíssima, e para poli-la com o poder da palavra, recomendamos ler diariamente o livro A Verdade da Vida. Lendo com assiduidade o livro e as revistas da Seicho-No-Ie, a pessoa consegue mudar a sua mente sem se dar conta, ou seja, sem fazer um esforço consciente com tal objetivo.

2 comentários:

Noêmia disse...

Que maravilha achar esse artigo do nosso querido e amado ProFº Masaharu Taniguchi, sou praticante da seicho à exatamente 32 anos.Tudo que foi publicado aqui é pura verdade.Consciencia de ser filho de Deus! Ser praticante é PRATICAR, mais tem pessoas que esquecem querem resultados precisos .Meditação Shinsokam se reeligar a Deus atráves dessa pratica contemplativa.Contemplar reconhecer o Deus Verdadeiro do nosso interior, perfeito e harmonioso com todas as coisas do céu e da terra.Somente assim poderemos ser mais felizes, reconhecendo que eu e o outro somos UNO! Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Experimento essa dor mental e física na minha vida e sem medicamentos tenho o alivio com mudança de minha mente e praticas da verdade pescada pelo Mestre. Sou medica,mas meu alivio é instantâneo quando da mudança de atitude mental. Obrigado Mestre....Obrigado Mestre...