"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, outubro 07, 2012

Mantenhamos a mente pura e dócil

Masaharu Taniguchi


"Acreditando na Verdade de que "Os limpos de coração verão a Deus", mantenhamos a mente limpa, elevada, pura e dócil."

Na Bíblia consta: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mateus 5, 8). "Limpos de coração" significa "aqueles que têm a mente pura". E quem são os que têm a mente pura? São aqueles cuja mente é isenta de conceitos e teorias criados pelos homens. Em outras palavras, são aqueles que têm a mente dócil e receptiva. Tanto a Bíblia como os livros da Seicho-No-Ie ensinam que somente aqueles que têm a alma pura como a de criança conseguem apreender a Verdade. Por mais inteligente que seja uma pessoa, e por mais que ela tenha estudos, não conseguirá apreender a Verdade, se não tiver a mente pura, dócil e receptiva.

Ainda ontem, um estudante me disse: "Assisti a uma experiência de Química comprovando que, da combinação de hidrogêncio com o oxigênio, resulta água. Então fiquei a me perguntar por que isso ocorre. O senhor pode me explicar?". Respondi-lhe como se segue: "Pela combinação de dois átomos de hidrogênio com um átomo de oxigênio resulta a molécula de água. Mas, se me perguntar por que porque tal combinação produz tal resultado, não posso responder. Só posso dizer que isso é um fato, não uma simples teoria, e portanto não pode ser alterado. Pode-se alterar a teoria, mas não o fato. A maneira mais legítima e verdadeira de lidarmos com o fato é simplesmente aceitando-o. Mesmo que se crie a teoria de que 'pela combinação de oxigênio com o hidrogênio obtém-se carvão', permanece imutável o fato de que 'pela combinação do oxigênio com o hidrogênio forma-se água'. Portanto, o fato está acima da teoria, ou em outras palavras, é mais poderoso do que a teoria". Foi esta a resposta que dei ao referido estudante.

Existem pessoas que dão mais valor à teoria do que ao fato. Apesar de ser um fato a ocorrência de cura de doenças pela assimilação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, tais pessoas continuam defendendo com veemência a teoria por eles criada, de que "não é possível curar doenças por meio da religião; as seitas que dizem curar doenças são passam de seitas enganosas, exploradoras dos crédulos". Porém, se de fato ocorre a cura, de que adianta afferrar-se à teoria de que "a religião não cura doenças", ou determinar, por ocasião da maioria, que essa afirmação é verdadeira?

De modo análogo, é inútil teorizar "por que o ser humano é filho de Deus", ou "por que não é filho de Deus", pois a natureza divina do ser humano é um fato, e não uma teoria a ser discutida. O ser humano é filho de Deus - isto é um fato, e não uma simples teoria.

Frequentemente me indagam: "Por que a ilusão não existe?". Simplesmente respondo que "A ilusão não existe porque não existe", pois a inexistência da ilusão é um fato, e não uma teoria para se discutir. Eu poderia apresentar uma tese, diversos argumentos e, com esses argumentos, convencer as pessoas até certo ponto, digamos 80 por cento. Porém, argumentos não passam de argumentos. Por mais hábil que seja um argumento, nada valerá se for contrário ao fato. E, inversamente, mesmo que não se possa apresentar argumento algum, se existe o fato, este se impõe por si e ninguém pode negá-lo. Os argumentos de um debate não decidem, isto é, não criam a condição de o homem ser 'filho de Deus' ou não. Fazendo-se debates sobre a natureza do ser humano, alguns podem contestar a afirmação de que "o ser humano é filho de Deus, e não simples matéria", apresentando argumentos convincentes de que "o ser humano não é filho de Deus". Todavia, por mais convincentes que sejam tais argumentos, não podem mudar o fato - a Verdade de que o ser humano é filho de Deus.

Ontem, uma pessoa me procurou e disse: "Mestre, há dias li em certa revista uma crítica descabida à Seicho-No-Ie. Em linhas gerais, os termos dessa crítica eram os seguintes: 'É absurda a afirmação de que ocorre cura de doenças pela leitura dos livros da Seicho-No-Ie. Caso essa seita insista em afirmar que têm ocorrido muitos casos de cura desde que ela iniciou a propagação de seus ensinamentos, sugerimos que apresente um relatório mostrando as percentagens de diminuição de morbidade e mortalidade na população de nosso país. Que saibamos, não se verificou no país diminuição dos índices de morbidade e de mortalidade desde o surgimento da Seicho-No-Ie'. Parece-me que o autor do referido artigo quer argumentar que, não havendo dados demonstrativos da diminuição de tais índices, deve-se considerar como falsos os casos de pessoas que se curaram pela leitura dos livros da Seicho-No-Ie. É um argumento aparentemenre razoável, mas na verdade não o é. A esse tipo de argumento se dá o nome de sofisma, não é professor?". A pessoa que comentou isso sabia que na Seicho-No-Ie ocorre realmente a cura de doenças, pois havia testemunhado muitos casos de cura.

Felizmente, dispúnhamos de estatísticas demonstrando que, após a divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, em algumas empresas houve acentuada diminuição da ocorrência de doenças em seu quadro de funcionários; e em algumas companhias de estradas de ferro reduziu-se para zero a ocorrência de acidentes. Mandamos publicar essas estatísticas à guisa de resposta ao referido artigo de revista.

Suponhamos que trinta pessoas aqui presentes se curem de miopia pela leitura dos livros da Seicho-No-Ie. Isso significaria a redução real de trinta casos de miopia no país todo. Mesmo que alguém argumente que não existe nenhuma estatística que comprove essa ocorrência, a redução seria um fato, e nada é mais confiável do que o fato em si. Os que pensam ser possível "apagar" o fato com argumentos estão muito equivocados. Estou certo de que logo chegará o dia em que se tornará evidente, por si só, a redução da mortalidade em nosso país como resultado da divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie - pois isso é um fato.

Há pessoas que estão com a mente tão abarrotada de teorias e conceitos próprios, que não conseguem admitir honesta e docilmente nenhum fato que esteja em desacordo com seu ponto de vista. Tais pessoas, mesmo presenciando casos de cura pela leitura dos livros da Seicho-No-Ie, argumentam que "isso não deve ser levado em consideração, pois na estatística não aparece nenhum índice de redução da incidência de doenças". Essas pessoas que recorrem a tais sofismas, incapazes de admitir honestamente a verdade por terem a mente atulhada de teorias e conceitos próprios, são as que não têm a mente pura.

As pessoas cuja mente é pura conseguem ver Deus e a Imagem Verdadeira de todos os seres. Elas assimilam facilmente a Verdade porque não têm a mente atulhada de teorias e conceitos próprios. Há muitos casos que comprovam que as crianças de pouca idade, ainda sem estudo algum, assimilam facilmente a Verdade e conhecem a Deus.

Há alguns dias, durante uma reunião de adeptos realizada na casa do sr. Hattori, um garotinho de cinco ou seis anos bateu fortemente a mão numa das colunas. Um dos adeptos, acudindo, disse: "Oh! Coitadinho... Está doendo muito, não?". O garotinho, cheio de brio, respondeu: "Não dói, não, porque sou filho de Deus! Eu sei que a gente só sente dor quando pensa que dói". A criança é verdadeiramente pura, porque sua mente não está atulhada de impurezas, ou seja, de uma série de conceitos e teorias criadas pelos homens. Os pais do referido garoto são fervorosos adeptos da Seicho-No-Ie e, em suas conversas, frequentemente afirmam que o ser humano é filho de Deus. O garoto, por ter a mente pura, conseguiu apreender a Verdade contida nas palavras de seus pais e acreditou firmemente: "Sou filho de Deus". Ele sabe que todo filho de Deus é isento de dor e que a dor é apenas um produto da mente.

Essa IMEDIATA compreensão da Verdade só é possível às pessoas que têm a mente pura. Por isso, ao lermos A Verdade da Vida, devemos fazê-lo com a mente pura. Pessoas que não conseguem se curar de alguma doença ou solucionar algum problema mesmo lendo o livro A Verdade da Vida são as que não têm a mente pura. Não que elas sejam ruins e pratiquem más ações como, por exemplo, roubar. Conforme já disse, "não ter a mente pura" significa estar com a mente atulhada de teorias e conceitos criados pelos homens. Quanto mais a pessoa se prende à inteligência e ao conhecimento humanos, tanto mais difícil se torna assimilar a Verdade. Portanto, ao ler o livro A Verdade da Vida, é preciso, em primeiro lugar, deixar de lado os conceitos, teorias e conhecimentos baseados na inteligência humana. Não digo que se deva negá-los definitivamente, mas sim esquecê-los por algum tempo, para que a mente se torne isenta e possa ACEITAR facilmente a Verdade. É como transferir a água velha contida num copo para um outro recipiente, a fim de poder enchê-lo com água pura e fresca, pois não é possível encher de água pura e fresca um copo que contenha água velha e turva. Assim como é imprescindível esvaziar o corpo, também é essencial esvaziar a mente de velhos conceitos e teorias. Mente pura é aquela sem distorções causadas por teorias e conceitos criados pelos homens ao longo dos tempos. E somente quando se tem a mente pura é possível "ver" Deus.


(Do livro "A Verdade da Vida, vol. 28"; pgs. 24 à 30)


Nenhum comentário: