"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, março 27, 2013

A Sagrada Upadesa

Gugu
 
 
"O silêncio é a mais poderosa forma de ensinamento transmitida de Mestre a discípulo. A voz sem som é a intuição pura, é a voz do coração espiritual que fala no mais íntimo de nosso Ser e nos revela a natureza original do Criador do Cosmo." (Ramana Maharshi)
 
 
Este texto é para falar sobre a Sagrada Upadesa. Dentre muitos significados, Upadesa significa "instrução silenciosa". As pessoas que estão na busca sagrada por transcendência e iluminação procuram obter toda espécie de instruções e esclarecimentos de diversos modos: em livros, em palestras, em professores iluminados. Livros, palestras e discursos ensinam muito, e proporcionam ao indivíduo o estado de prontidão para fazer por si mesmo aquilo que somente ele pode fazer. Trata-se de coisas que dependem exclusivamente da própria pessoa fazer, sendo que nenhuma forma de instrução, livro, ensinamento ou mestre detém o poder de realizar pelo buscador. Todos eles atuam apenas como setas, indicando o caminho, mas nenhum deles têm o poder de fazer o indivíduo caminhar, ou de caminhar por ele. Isso porque todas as formas de instruções que podem ser encontradas do lado "de fora" servem somente ao nível intelectual, da mente.
 
A Upadesa é uma forma de instrução, porém uma instrução diferenciada. Diferentemente das outras formas de ensino, a Upadesa é uma instrução que ocorre além do nível da mente. Todas as outras formas de instruções utilizam a mente para tentar perceber o que está fora dos limites da mente, então para a mente perceber é impossível. Como a mente pode perceber o que está fora dos seus limites, a Consciência? Por isso, a mente é um instrumento inadequado para perceber a Consciência. A Consciência, porém, está dentro dos limites da Consciência, e por isso ela é o instrumento perfeito para o trabalho. Essa é uma lógica/verdade bem simples, mas muito importante de saber e lembrar.
 
A Realidade é ilimitada e infinita, ao passo que a mente é limitada e finita. Os ensinamentos espirituais e iluminados relacionam a Realidade (Consciência) com o silêncio, um silêncio absoluto; e relacionam a mente pensante ao barulho ou ruído. A mente representa o barulho, por isso se o indivíduo deseja perceber o que está na Consciência deverá silenciar a mente de todos os seus ruídos. É importante saber que a Realidade está aqui; está sempre aqui, nós não a vemos, mas está. Temos que aprender a vê-la e para isso o barulho da mente atrapalha.

A Realidade é semelhante a um bloco bruto de pedra ainda não esculpido pelo escultor. No bloco bruto de pedra, não mexido, intocado, todas as formas e aspectos existem. A partir desse estado puro, o escultor consegue extrair qualquer aparência do bloco, simplesmente retirando os excessos que impedem o surgimento da figura desejada. Esse era o sentido da escultura de Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excedente e deixava a forma se manifestar. Do mesmo modo, sempre que a mente fala ou diz algo, ela está na verdade restringindo/moldando/definindo o estado "puro" e "bruto" da Realidade e convertendo-o para um aspecto muito limitado. AQUILO (estado "puro" e "bruto") que a mente molda só pode ser percebido com percepção ilimitada, e não está de forma alguma ao alcance da mente, que somente atua com percepção limitada. Há ALGO aqui presente que ninguém pode dizer, teorizar, dominar, definir. O barulho da mente é a "mania" que temos de definir tudo (definir = restringir, limitar ao finito Aquilo que é infinito). Por isso, se ficarmos apegados aos significados criados pelos pensamentos, ficamos presos a eles, e isso nos impede de ir além. Então, a fim de poder perceber a Realidade, necessitamos evitar definir coisas, e vê-las como elas são.  Por mais que o infinito esteja 100% aqui presente, em total atividade e expressão, ele se mostra invisível/oculto para os olhos que olham somente na direção do finito.
 
A instrução silenciosa da Sagrada Upadesa realmente existe, e é fornecida pelo Mestre. Através dela, todo o ensinamento para a conscientização espiritual é assimilado em decorrência da  sagrada presença do Mestre. Estudando sobre os seres iluminados (Mestres e Avatares), verificamos que as pessoas mais íntimas ou próximas, como os discípulos, beneficiavam-se espiritualmente mais do que aqueles que de vez em quando apareciam para ouvir os ensinamentos. A mera presença silenciosa do Mestre era capaz de propiciar aos discípulos uma profunda experiência de meditação, favorecendo  insights/vislumbres da Verdade que dificilmente conseguiriam obter por esforço próprio. Tal facilitação ou benefício é também chamado de "a Graça do Guru" (Mestre).
 
Essa verdade pode ajudar a todos se tornarem conscientes de sua unidade com o Divino Ser Universal. Todavia, para fazer isso a pessoa deve colocar-se em condição adequada, diminuindo o ruído da percepção limitada e aumentando a presença da percepção ilimitada, caso queira estar receptivo às sutis vibrações ininterruptamente irradiadas pelo Mestre. Na maioria dos casos, o Mestre é associado a um ser realizado que, iluminando-se, descobriu sua identidade não como o corpo-mente nascidos no mundo denso, mas como o Ser Absoluto que existe por trás de todas as formas. Tal visão acerca do Mestre comporta uma concepção limitada, pois o Mestre não se manifesta somente como pessoa. O divino não pode ser restrito a um simples corpo físico. Por compaixão, Ele se manifesta para o mundo também numa forma mais tangível, ou seja, a de um mestre iluminado. Mas quem associar o Mestre somente a um corpo físico, terá sua instrução silenciosa condicionada/dependente da presença da pessoa iluminada. Bem aventurado é aquele que reconhece o Mestre em todas as Suas formas e se abre para receber a Sagrada Upadesa.
 
Se Deus, o Ser Real, não for limitado, Ele pode se manifestar e interagir com o devoto através das coisas mais singelas e pequeninas e até as mais grandiosas. A comunhão com Deus pode ocorrer em todos os instantes, em todos os níveis e por todos os meios. Não comungue com formas manifestadas, comungue diretamente com o Ser Divino Univesal e Onipresente que está por detrás de todas elas, reconhecendo-O em todos os instantes e em todos os lugares. Assim Ele poderá manifestar-Se e instruí-lo direta e silenciosamente até o ponto em que você perceba a sua identidade sendo, na realidade, a d'Ele.
 
 

Nenhum comentário: