"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, julho 16, 2014

Comentando o capítulo 6


- Gustavo -


Para desenvolver uma consciência de cura, a primeira coisa que o praticante deve ter em mente é que ele não é o realizador da cura. Não é o homem quem cura. O estudante deve ter a habilidade de se abtrair  e discernir a inexistência/nulidade da existência de um ser humano, pois ali onde parece existir um "homem" está na verdade Deus manifestado em toda sua perfeição, glória, esplendor, totalidade e infinitude. Unicamente Deus está presente - esse é o fundamento que explica porque não é o ser humano quem realiza a cura, pois ele nem está presente, para início de conversa. O curador deve ter a habilidade de se abstrair e ver através das imagens/aparências/conceitos formados pela mente humana. Exatamente no lugar onde aparenta existir um cenário material formado pela mente humana está manifestado o puro e perfeito Reino de Deus. O Reino de Deus é de substância espiritual, formada a partir do próprio Espírito de Deus. Deus e Seu reino constituem mesma substância. A matéria não existe. O Universo é espiritual, tal como o é Deus. Nós existimos unicamente em Deus, conforme revela a Bíblia: "Em Deus vivemos, nos movemos e existimos" (Atos 17:28). Alcançar determinada medida desta compreensão/percepção é essencial para realizar o tratamento. Goldsmith diz:

"O tratamento é a conscientização, seja qual for a natureza do pedido, de que exatamente ali está presente a totalidade, a harmonia, o domínio, a perfeição do Deus único, e que essa harmonia é portanto universal, impessoal e imparcial. Se num chamado por ajuda a substância do corpo humano parecer estar envolvida, deveremos ter a visão nítida de que o Espírito, sendo a única substância, deve ser a substância da forma e do corpo; e também o Espírito, sendo onipresente, faz com que a forma perfeita esteja presente, seja qual for a aparência apresentada. O Espírito é onipresente em todas as suas formas e variedades. Os sentidos nos dizem que o poder e a substância estão na forma, mas a iluminação espiritual nos revela que o poder, a substância e a lei estão sempre no Espírito."

Joel Goldsmith está dizendo que, onde parece haver um corpo material (que pode se apresentar ora doente ora saudável) existe um corpo espiritual (perfeito, eterno, glorioso, imutável) constituído da própria Substância de Deus. Assim como não há que se falar em "dois universos" (material e espiritual), também não existem "dois corpos", na medida em que um deles é apenas um conceito. O "corpo material" (que não é corpo em absoluto) é apenas um conceito do corpo espiritual que está presente aqui e agora. Nesse âmbito espiritual, Deus está aparecendo como o corpo do indivíduo. Nesse âmbito espiritual tudo está acontecendo. Não existe ser humano vivendo ou passando por experiências em universo material - o qual, novamente, não é um universo, mas apenas um conceito. A vida e a experiência do homem ocorrem no Universo, em Deus. Em Deus o homem é um ser perfeito, tal qual Deus é. Por isso, Goldsmith diz que "toda ação que há é Deus-ação". O tratamento consiste na conscientização dessa verdade.

O ensinamento do Caminho Infinito é apresentado à luz da experiência da unicidade com Deus. Ao perceber a sua unicidade com Deus (Totalidade de tudo o que existe), o indivíduo percebe estar conectado com cada outra "parte" do Universo. Uma das frases mais enfatizadas por Goldsmith em seus ensinamentos é: "Minha unicidade com Deus garante a minha unicidade com cada ser individual existente". Na metafísica isso é ensinado através do seguinte exemplo: visualize uma reta matemática e perceba que a reta é formada por vários "pontos". A reta pode ser compreendida como sendo Deus, a Totalidade. Os "pontos" que formam a reta podem ser compreendidos como sendo o "ser individual". Da mesma forma que é impossível uma reta matemática estar separada dos "pontos" que a constituem, Deus não pode estar separado do "ser espiritual individual". E, da mesma forma que cada "ponto" (por ser um com a reta) está em unidade com todos os outros pontos, cada ser individual está em unicidade com todos os outros seres individuais. A verdade sobre Deus é a verdade sobre todos! Daí o fato de Goldsmith afirmar que essa é uma verdade universal, impessoal e imparcial. Quando o homem conscientiza a verdade sobre si mesmo, conscientiza também a verdade sobre todos os outros seres. E caem por terra as distinções engendradas pela mente humana. Unicamente Deus está presente como cada ser individual.

Deus não existe no universo conceitual. Há somente uma Vida, e esta existe no Universo criado e mantido por Deus. A (aparente) vida que se manifesta no universo conceitual não é a Vida a qual Goldsmith se refere em seu ensinamento. A Vida existe acima do universo das aparências, em Deus. No universo aparente, aquilo que se apresenta como "vida" está sujeito a nascimentos e mortes. Goldsmith afirma que Deus é a única Vida, e que Deus não é vítima de passamentos. O ser que nasce, morre e evolui através de inumeráveis reencarnações não é o Cristo, o Filho, o Ser Individual. O Ser que somos já está 100% evoluído, acabado, completo, pronto. Existe em total estado de perfeição. A Bílbia revela que "tudo está feito". Isso significa que o Universo também não está se desenvolvendo ou evoluindo. O Reino de Deus é um reino que existe já pronto aqui e agora! Todas essas verdades são para ser consideradas nas meditações/contemplações.

O que está acima explanado fornece a base para compreendermos, de uma vez por todas, que o tempo não é um agente ou força capaz de exercer o seu poder sobre nós. Uma vez que não evoluímos, não podemos ter idade de 5, 10, 20, 40, ou 80 anos. Podemos também dar tratamento ao tempo. Acerca disso, Goldsmith explica que somos "tão jovens e tão antigos como Deus". Os ensinamentos do oriente dizem que as diversas fases da vida (infância, juventude, maturidade, velhice) passam, enquanto o ser que somos permanece sempre o mesmo - o homem não é a aparência mutável: é o ser que subjaz a ela. A pessoa que, em decorrência de sua compreensão espiritual, consegue adquirir a firme convicção de que o tempo não é poder capaz de atuar sobre si como se fosse "causa", acaba por retardar o seu envelhecimento no universo das aparências. Quem não acredita no tempo (por compreender e realizar o Espírito como única causa) evita os efeitos do tempo. Goldsmith diz: "Deus, o Espírito, é a única substância e não há razão nenhuma para que o corpo apresente aos noventa anos menos vitalidade e força do que aos dezenove anos. O corpo não pode ler o calendário; o corpo não conhece, por si, a sua idade. Somente nós é que podemos conhecer o calendário e aceitar a crença de idade, a qual é refletida externamente sobre o corpo. Se conscientizarmos a nossa verdadeira identidade como sendo Espírito, o corpo passará a ser visto como espiritual e será tão isento de idade como o somos nós próprios. Qualquer que seja a nossa idade hoje, este é o momento em que começamos a conscientizar que Deus é a nossa vida individual e que temos a mesma idade de Deus. Com isto aprenderemos que a vida nunca teve um princípio e, portanto, nunca terá um fim."

Mas tal consciência precisa ser desenvolvida. E o desenvolvimento da consciência requer prática e exercícios. Goldsmith adverte que seu ensinamento não é para pessoas preguiçosas. Apenas ler ou saber essas verdades não fará com que o indivíduo retarde o seu processo de envelhecimento. É importante que a meditação (que nada mais é do que a prática de conscientização desta verdade) se torne um hábito na vida do estudante. Neste livro, Goldsmith sugere, como exercício de meditação, a contemplação de que: “Eu sou a mesma idade que era ontem; eu sou a mesma vida, a mesma mente, o mesmo Espírito, o mesmo corpo. Tudo que é do Pai é meu – isenção de idade e mudanças; tudo que é do Pai em relação à sabedoria, inteligência, orientação – tudo é meu.”

Da mesma forma, em relação ao cenário econômico/político, aos negócios e às atividades profissionais, se a pessoa estiver desempregada ou insatisfeita com sua atual profissão, Goldsmith recomenda como tratamento a contemplação de que: "Deus não pode ser vítima de condições materiais ou mortais, se Deus aparece como você ou eu; porém, para não sermos afetados por tais condições precisamos conscientizar este tratamento de que sempre e somente Deus está presente.". Saúde, atividades profissionais, relacionamentos, prosperidade - tudo está ocorrendo segundo os critérios de Deus, do Espírito. O Espírito, somente, é Lei para nossas vidas. Dessa forma, não há nada em nossa vida que esteja sujeito aos caprichos ou mudanças de homens, política, economia, governo, pois a vida é espiritual e está sob a jurisdição do Altíssimo.

Este capítulo explana sobre a importância do tratamento e como o mesmo pode ser aplicado às diversas situações capazes de surgir no mundo das aparências. Aliás, um bom tratamento é conscientizar que jamais surgiram situações em mundo de aparências (que também sequer surgiu!). Esse é um tratamento mais básico que vai bem mais fundo, diretamente à raiz de todos os (inexistentes) problemas. É importante dar um tratamento condizente/adequado a cada situação. Que possamos bem compreender os princípios aqui apresentados e aplicá-los em nossas contemplações. Pois, "sem conhecer essa verdade, você não terá nada com que curar porque toda a cura se baseia na consciência da verdade, e antes desta consciência ser obtida é preciso ao menos conhecer a mensagem correta da verdade. Através da vivência com a mensagem da verdade chegará por fim o momento em que sua consciência é preenchida com a verdade. Assim, frente a qualquer chamado, não haverá mais a necessidade de se passar pelo processo de pensar sobre a verdade repetidamente. Surgirá a consciência da Onipresença e bastará simplesmente dizer: “Obrigado, Pai!”. Seria como dizer cento e quarenta e quatro quando alguém disser doze vezes doze. Não hesite em utilizar o tratamento. Não hesite em ponderar as verdades espirituais referentes ao chamado em questão."

Namastê!

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: