"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, setembro 19, 2014

O "Paciente"

 Capítulo 08 

O "PACIENTE"

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


Quando falamos de "cura espiritual", que vem a ser o "paciente" a ser tratado ou curado? Alguma pessoa? Alguma situação indesejável? Alguma coisa? Antes de qualquer coisa, precisamos aclarar bem esta questão, pois se nem ao menos conhecermos a natureza de nosso paciente, como poderemos lidar com ele?

Dissemos anteriormente que o PONTO DE PARTIDA FUNDAMENTAL, para o praticista, é o seguinte:

DIANTE DE QUALQUER CHAMADO DE AJUDA,
 SOLTE IMEDIATAMENTE O NOME, A DOENÇA OU O PROBLEMA
DO CHAMADO "PACIENTE" E PASSE DIRETAMENTEÀ PALAVRA "DEUS",
PONDERANDO SOBRE SUA TOTALIDADE.


É comum as pessoas procurarem um praticista trazendo consigo um papel contendo nome, idade, tipo de problema, etc., uma vez que elas próprias se colocam como pacientes. Porém, do lado do praticista, como isso é encarado? Iria ele buscar informações sobre a suposta pessoa em questão? Saber se o caso é muito grave ou não? Não! O praticista não necessitará de informação alguma dessa natureza. ELE DEVE ESTAR APTO A RECONHECER QUE DEUS É A ÚNICA PRESENÇA E O ÚNICO PODER, E QUE TODAS AS "PESSOAS" JÁ SÃO O CRISTO, A PRESENÇA INDIVIDUALIZADA DE DEUS!

O nosso "paciente" é unicamente "este mundo": o quadro ilusório mostrado pela mente carnal. Nunca iremos curar ou melhorar alguma pessoa ou condição. O nosso trabalho nada tem a ver com pessoas e condições. Este ponto deve ficar bem claro: o nosso trabalho é voltado à IDENTIFICAÇÃO DE TODO O CENÁRIO CAPTADO PELA MENTE CARNAL COMO SENDO UM QUADRO MENTAL ILUSÓRIO, SIMPLES APARÊNCIA, SEM REALIDADE, SUBSTÂNCIA OU PODER.

O praticista pode ver o cenário humano, contendo pessoas ou situações boas ou más; contudo, RECONHECE internamente que aquele cenário inteiro é uma ILUSÃO! Quando este reconhecimento é feito, estará o praticista numa posição de OBSERVADOR INCORPÓREO E INVISÍVEL, pois o seu "corpo físico" também estará incluído no "quadro" já reconhecido como ilusório. Desse modo, ele estará olhando todo o cenário de um ponto de vista transcendental, ou, como disse Cristo, estará "dando testemunho da Verdade". O processo assemelha-se a um ator encenando uma peça de teatro. Enquanto ele permanece atento ao seu desempenho, representando o personagem, a sua verdadeira identidade "parece não existir”, e o personagem fictício é que aparenta ser verdadeiramente existente. Se, em algum momento, ele deixar de se envolver com a peça, imediatamente TERÁ CONSCIÊNCIA DE SUA REAL IDENTIDADE. E o "personagem", que "parecia existir", exatamente no mesmo instante se mostra como INEXISTENTE.

Um ator é um ator; um Filho de Deus é um Filho de Deus

O Cristo é a única Identidade verdadeiramente existente de cada um de nós, pois somente Deus é PRESENÇA VERDADEIRA. Se deixarmos de reconhecer a nossa verdadeira identidade, "parecerá existir" um ser humano, mesmo estando aqui o Cristo presente. É o caso de "parecer existir" o personagem, quando, na verdade, quem está presente é o ator. Jamais o personagem virá a ser o ator, pois o ator permanece sendo sempre o ATOR, "exista" ou não o personagem por ele interpretado. São inúmeras as escolas religiosas que tentam "ensinar o personagem a se tornar o ator". Não é este o nosso objetivo, quando escrevemos estas "Notas". Nosso propósito é o seguinte: revelar que "o ator já é o ator", isto é, revelar que O HOMEM JÁ É O CRISTO! "Eis que EU estou convosco desde o princípio."

Este é o princípio de cura espiritual: a realização do autotratamento. Não necessitamos de dados sobre as supostas pessoas que nos pedem ajuda. Elas já são o Cristo! Assim, o nosso "paciente" será a todo instante este "quadro mental" que tenta se fazer passar por Realidade, mas não passa de uma "aparência", uma ILUSÃO!

Sempre que estivermos conscientemente realizando este RECONHECIMENTO, da ONIPRESENÇA DIVINA, todas as pessoas ou situações constantes daquele cenário mental da nossa consciência, se estiverem receptivas, mostrar-se-ão harmoniosas aos olhos da mente humana. A este fenômeno, dá-se o nome de "cura espiritual". Ao praticista, cabe também se cuidar para não se deixar envolver pelas "aparências" boas ou agradáveis. Ele deve se conservar naquele estado transcendental de consciência em que é feito o reconhecimento de que "O Meu reino não é deste mundo".

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: