"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, outubro 23, 2014

A Atitude Mental do Praticista

 Capítulo 22 

 A ATITUDE MENTAL DO PRATICISTA

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


"Por isso vos digo que tudo o que pedirdes,
orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis." (Marcos 11: 24)

"Vosso Pai sabe o que vos é necessário,
antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6: 8)

As duas citações bíblicas acima, embora pareçam contraditórias à primeira vista, retratam dois aspectos fundamentais da atitude que um praticista ou estudante da Verdade precisam assumir. Temos reiterado que estamos, já aqui e agora, no perfeito Universo espiritual de Deus. A totalidade de Deus encontra-Se exatamente agora constituindo ou sendo o nosso Ser. Nada nos pode ser acrescentado, e nada nos pode ser tirado! O Infinito constitui o nosso verdadeiro "Eu", e este Infinito é que Se desdobra incessantemente como expansão ilimitada de nossa Consciência. 

Deus é a nossa Consciência individual, e isto deve ser reconhecido em interiorizações profundas, e não em simples superficialidades mentais.

De sua própria experiência, escreve Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã: "As limitações se desvanecem na proporção em que a natureza carnal desaparece e o homem aparece no reflexo do Espírito. Esse grande fato conduz a alturas insondáveis. O conceito humano material desvanecia-se cada vez mais, à medida que eu, flutuando, penetrava em latitudes mais espirituais e esferas mais puras de pensamento. Desde aquela hora a corporalidade pessoal tornou-se para mim menos importante do que o é para as pessoas que não conseguem apreciar o caráter individual. Esforcei-me por elevar o pensamento acima da personalidade física, ou a identidade na matéria, até alcançar a individualidade espiritual do homem em Deus, na Mente verdadeira, onde o mal perceptível aos sentidos se perde no bem supersensível. Esse é o único modo de abandonar a falsa personalidade". (Retrospecção e Introspecção, p. 73)

Deus é a nossa Consciência individual. Nós somos Consciência! O único Deus que pode atuar no ponto em que estamos é o Deus-Consciência-Eu-Sou, quer seja discernido por mim, quer pelo leitor ou por toda a humanidade. Falando desse modo, alguém poderia pensar que há "várias consciências", isto é, a "minha", a do "leitor" e a "de toda a humanidade". Eliminemos desde já esta errônea idéia, pois, HÁ UMA SÓ CONSCIÊNCIA, E ESTA, SENDO ÚNICA, APARECE COMO A CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL DE CADA UM DE NÓS.

Somos Consciência! Somos Um! Eis a maravilhosa Verdade que esclarece todo o princípio da cura espiritual. A Consciência divina, que Eu Sou, abrange todo o Universo e seus habitantes, mantendo tudo em PERFEITA E DIVINA ORDEM, além de Se expandir de forma a "preencher e suprir" cada necessidade própria de Si mesma. Eis por que "o Pai já sabe o que nos é necessário, antes que lho peçamos algo".

A carência não passa de ilusão 
aceita pela "mente carnal"

Todas as nossas reais necessidades "já estão supridas! Exatamente agora! Mas, como a "mente carnal" apenas consegue captar um "conceito finito" do Universo infinito, ela acaba sendo um instrumento deficiente para discernir a PLENITUDE ONIPRESENTE; assim, continuamente ela reconhece imagens de carência ou limitação... Nada disso existe, mas aparenta existir, e ser real! Para contradizer esta errônea noção de carência ou limitação, Jesus nos ensinou a "pedir, acreditando que a carência será infalivelmente suprida, e assim nos será feito". Portanto, as duas citações se completam, e promovem perfeita sintonia entre mente e Espírito. 

Nossa Consciência, que é Deus, sabe o que nos é necessário. Ao "pedirmos, crendo que seremos atendidos", estaremos operando também ao nível da "mente carnal", realizando um tipo mais completo de autotratamento, enquanto "aguardamos" a sensação de comprovação interna, trazida pelo Pai, nossa Consciência Espiritual.

Jamais devemos aceitar como reais as aparências de limitação apresentadas pela "mente carnal". "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai." (Mateus 11: 27). Esta é a atitude exigida de um "praticista" de cura espiritual, principalmente durante a fase mental e inicial do Autotratamento. Com esse comportamento, ele refutará de início as pretensas limitações, todas falsas ou ilusórias, aceitas pela "mente carnal". Logo em seguida, estará plenamente aberto à consciente EXPERIÊNCIA DE DEUS EM SI MESMO! Esta Experiência, EM SEU PRÓPRIO SER, constitui a "solução definitiva" para todos os aparentes problemas.

A mente humana jamais deve ficar "vazia" durante o processo. Ela deve se ocupar com a Verdade, ao nível mental, numa ponderação espontânea e sem esforços de alguma citação bíblica, ou algum princípio espiritual estudado, sentindo-se suprida, plena, e aguardando suavemente a "descida do Espírito Santo", ou seja, o endosso interior vindo da própria Consciência divina que constitui o nosso ser.

Sugerimos, neste instante, que VOCÊ, leitor, faça uma profunda reflexão sobre o Fato revelado de que VOCÊ PRÓPRIO sempre foi, é, e será uma Consciência divina. Após permanecer durante alguns segundos na quietude desta reflexão, PERCEBA que esta "sua" Consciência é "perfeita em Unidade", ou seja, Ela abrange o Universo inteiro, e supre a Si mesma exatamente AGORA, de tudo que lhe possa parecer "necessário". O Silêncio contemplativo, em dois, três ou alguns minutos mais, lhe trará a confirmação interna desta Verdade.

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: