"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, novembro 19, 2014

Como as graças milagrosas vêm através da religião - 1/2

Masaharu Taniguchi

(Transcrição da conferência proferida pelo autor, sob o tema 'O princípio da cura', em Kôbe, no dia 7 de abril de 1935)

Está presente na sala de espera deste recinto uma senhora que é esposa de um sacerdote budista. Conhecendo a Verdade pregada pela Seicho-No-Ie por meio da revista com o mesmo nome e também por meio da orientação do sr. Ishibashi, ela conseguiu transcender a doença. Ela sofria de tuberculose, chegando a vomitar sangue dezenas de vezes no ano passado. Entretanto, depois que conheceu a Seicho-No-Ie e mudou seu modo de pensar, melhorou tanto que percorreu grandes distâncias dirigindo seu carro, partindo de Akashi para Kôbe e desta para a cidade de Quioto, onde visitou o dr. Ogui, de quem recebeu novas orientações sobre a Verdade. Assimilando cada vez mais a Verdade da inexistência da doença e da existência única de Buda (ou Deus) de Vida eterna e luz infinita, sua doença acabou desaparecendo como consequência de seu despertar.

Apesar de nascida numa família de sacerdotes budistas e casada com um sacerdote da mesma seita, ela sentia certa resistência em recitar a oração budista Namu-amida-butsu (sou um com Buda), mas agorase sente aconchegada no seio de Buda, e essa oração flui espontaneamente de seus lábios. Tornou-se até capaz de curar doentes, recitando Namu-amida-butsu, com a mão sobre a parte afetada.

Mesmo agora há pouco, durante a palestra do sr. Akira Sato que me precedeu, quando estávamos na sala de espera, uma anciã procurou essa senhora budista e, reclamando de tensão nos ombros, pediu "Por favor, coloque suas mãos nos meus ombros para tirar esta tensão", porém recebeu o seguinte conselho: "Ouça as palavras dos palestrantes até o fim, e a tensão dos ombros desaparecerá por si mesma". Mas a anciã, em vez de assistir à palestra, ficou insistindo para ser tocada nos ombros, interessada tão-somente na cura física.

Naquele momento, informaram-me que estava presente no auditório o sr. Yamada, um oficial militar reformado, conhecido da esposa do general Hissamura. Ele sofria de ataxia locomotora progressiva e se curou quando deixou de recorrer ao meu eu carnal e passou a ler o livro sagrado A Verdade da Vida após sofrer uma grande mudança na atitude mental com o seguinte golpe verbal que lhe apliquei: "O senhor está muito enganado se veio aqui com o pensamento materialista e calculista de que na Seicho-No-Ie a cura sai barato porque não se paga a consulta. Para quem pensa dessa forma, a Seicho-No-Ie não é grátis. A participação em uma sessão de Meditação Shinsokan custa dez mil ienes".

Como ocorrem muitas curas com a leitura de nossos livros sagrados ou através de nossa orientação, alguns pensam que a Seicho-No-Ie seja um lugar para curar doenças e vêm pedir cura ao Masaharu Taniguchi carnal. Entretanto, a Seicho-No-Ie jamais se presta à cura de doenças. Ela faz as pessoas soltarem da mente as suas respectivas doenças. Quem segura a doença em sua mente e deseja curar essa doença, deve procurar um médico. A Seicho-No-Ie não tem nenhuma pretensão de fazer concordância com os médicos. Estes pesquisam e trabalham especialmente para curar doenças. Portanto, aos que desejam a cura de doença, recomendo ir ao médico.

Como já disse, a Seicho-No-Ie não é lugar onde se curam doenças, mas lugar onde se soltam doenças. Parece que o significado é o mesmo, mas há infinita diferença entre curar e soltar. As pessoas que desejam curar a tensão dos ombros são as que seguram (faz gesto de fechar com a mão) esse mal na mente, pensando: "Esta tensão nos ombros!". Enquanto estiverem pensando na tensão dos ombros, elas não se curam porque a mente está concentrada nos ombros. Obviamente, quando se faz massagem, a tensão se desfaz temporariamente, pois a pessoa solta de sua mente esse problema, pensando: "Ah!, com esta massagem, os músculos dos meus ombros ficarão relaxados!". Entretanto, os ombros voltam a se enrijecer porque a mente torna a se concentrar neles. Creio que os senhores ouvintes nunca viram uma mesa (batendo na mesa com a mão) ficar com os ombros tensos, nem uma jarra (apontando a jarra que está na mesa) reclamar de tensão nos ombros. Os senhores podem sofrer de tensão nos ombros, mas as mesas e as jarras não. Por quê? É porque elas não possuem mente. Não possuindo mente, nem os ombros carnais ficam rijos. Alguém já viu os ombros de boi pendurados no açougue ficarem tensos? Eles não ficam tensos porque não possuem mente. Portanto, quem costuma ficar com os ombros tensos precisa evitar que sua mente se concentre nos ombros.

As pessoas que têm a mente teimosa, rígida e inflexível também ficam com os ombros rijos. Uma mente flexível, descontraída, livre, que não se prende a nada, não enrijece os ombros. O enrijecimento dos ombros indica congestão de sangue nesse local. Se a mente estiver descontraída, não ocorrerá congestão e, consequentemente, os ombros não ficarão tensos.

A primeira medida, portanto, para evitar a tensão dos ombros consiste em ouvir palavras da Verdade a fim de que a mente se desprenda de todos os problemas e fique descontraída. No entanto, algumas pessoas, em vez de ouvir palavras sobre a Verdade, pedem que toquemos seus ombros com a mão para curar a tensão. Tais pessoas estão completamente enganadas a respeito da Seicho-No-Ie.

Naturalmente, há casos em que as doenças se curam com o toque ou imposição da mão. Entre as pessoas que não conseguem manifestar seu poder de cura apesar de tentarem desenvolvê-lo, existem algumas que passam a manifestá-lo extraordinariamente depois que assimilam os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Isto poque aumentam as vibrações biomagnéticas que emanam da palma de suas mãos. O prof. Gurvich, da Rússia, batizou-as de Raios Mitogenéticos. E um certo médico denominou essas vibrações biomagnéticas de "raios vitais". Ao testá-los cientificamente, notou que eles atravessam até placas de chumbo, as quais os raios X não penetram.

Os "raios vitais", contudo, não têm sempre a mesma frequência ou natureza, pois não são vibrações físicas. Eles mudam de natureza conforme mude a mente. Existem, por exemplo, pessoas que, pensando em mover um objeto pendurado na ponta de uma linha, conseguem movê-lo só com o biomagnetismo de sua mão. E, pensando em curar um doente, emana da palma de suas mãos o biomagnetismo curativo. Entretanto, aqui surge um problema: quem pensa em curar a doença está segurando a doença em sua mente. Pensando "Aqui existe uma doença", ele está dando consistência à doença pelo poder de sua mente. A doença é a materialização da ideia de doença criada na mente. Portanto, é pouco producente mentalizar pela cura ADMITINDO A EXISTÊNCIA da doença, pois o poder curativo da mente é freado pelo pensamento de que "a doença existe".

Na Seicho-No-Ie, não seguramos a doença na mente, pois negamos sua existência. Dizemos categoricamente que a doença não existe e a soltamos da mente. As pessoas que assimilaram a Verdade pregada pela Seicho-No-Ie não reconhece a doença em sua mente, razão pela qual o biomagnetismo que emana de suas mãos têm maior poder de eliminar doenças. Pelo mesmo princípio, as pessoas que não tinham muita capacidade apesar de praticarem vários métodos espirituais de cura, passam a manifestar grande poder curativo quando lêem os livros da Seicho-No-Ie. Esta é a grande diferença entre a aplicação da força mental com a mente segurando a doença e a aplicação da mesma força com a mente que soltou a doença.

Bem, voltemos ao caso do sr. Yamada, que viera à Seicho-No-Ie acompanhado da esposa do general Hissamura. O sr. Yamada segurava na mente a doença chamada 'ataxia locomotora progressiva', pensando: "Preciso me curar desta doença". Acontece, porém, que a Seicho-No-Ie não é uma entidade que cura doenças; é uma entidade que ensina que "a doença não existe no homem verdadeiro". Há enorme diferença entre "curar a doença" e "negar a existência da doença". Devido a essa diferença, houve divergência entre as palavras do sr. Yamada e as minhas. Ele, que se tratava no Hospital Sada, especializado em moléstias cérebro-espinhais, disse-me: "Acredito que o Hospital Sada é o melhor de todos nos tratamento de doenças como a minha, mas vim à Seicho-No-Ie porque minha situação financeira não me permite mais arcar com altas despesas hospitalares". Embora considerasse o Hospital Sada como o melhor lugar para curar sua doença, procurou a Seicho-No-Ie, não porque acreditasse nela, mas porque não precisava pagar nada. Os que vêm à Seicho-No-Ie pensando em curar-se com despesa menor ou de graça estão completamente enganados. Não estamos competindo com médicos no preço porque sejamos inferiores a eles na capacidade terapêutica. Se fizéssemos concorrência com a medicina no preço, roubaríamos o emprego dos médicos, e eles protestariam contra nós, mas a Seicho-No-Ie não tem a mínima intenção de competir com os médicos. Aconselho que as pessoas com doenças curáveis pela medicina submetam a tratamento médico. Não podemos aceitar quem procura a Seicho-No-Ie só porque não pode pagar o médico, que acredita ser mais eficiente. Os médicos localizam a doença, apreendem-na com a mente e tentam curá-la através de meios especializados, enquanto a Seicho-No-Ie faz a mente da pessoa soltar a doença, isto é, expulsa a doença do mundo mental para que, consequentemente, a doença do corpo desapareça por si mesma. Os primeiros seguram a doença, e a segunda solta. Os objetivos são totalmente diferentes. Portanto, aos que seguram a doença na mente, pensando "tenho uma doença", recomendo que procurem um médico.

Torno a frisar que estão equivocados os que vêm à Seicho-No-Ie para curar-se de doença. E o sr. Yamada veio, não porque esgotou todos os outros meios de tratamento ou porque tivesse fé absoluta na Seicho-No-Ie, mas simplesmente porque não queria gastar dinheiro. "Na Seicho-No-Ie, nada é barato. Uma sessão de Meditação Shinsokan custa dez mil ienes. Se veio aqui pensando que é de graça, pode ir embora" - disse eu em tom de brincadeira, mas com a intenção de corrigir a atitude mental do sr. Yamada. Ele ficou surpreso, embaraçado, e não sabia o que fazer. Então o coronel Yoshitaka Nomura, que estava sentado ao lado dele, o acudiu: "Sr. Yamada, se o professor está dizendo o senhor para ir embora, deve ir. Obedecer docilmente às palavras de seu mestre é a atitude correta de quem busca a Verdade. Volte para casa e, se quiser vir de novo, venha outro dia com o espírito arrependido". O sr. Yamada, que também era militar, acatou as palavras do coronel, como se recebesse uma ordem de um superior. Fiquei com pena da esposa do general Hissamura, que me apresentara o sr. Yamada e o acompanhava, mas eu não podia curá-lo com o biomagnetismo de minhas mãos. Ele acreditava que o tratamento material do Hospital Sada era o melhor do Japão. Se eu curasse com o toque de mão alguém que considera a matéria como o melhor meio de cura, ele acreditaria que foi curado pela matéria chamada mão, embora a cura ocorresse pela ação das vibrações mentais positivas transmitidas por meio de ondas biomagnéticas de minha mão. Ele pensaria que a Vida é dominada pela matéria. Da doença se livraria, mas não alcançaria a grande convicção de que sua Vida é uma existência autônoma e suprema. E isso não seria salvação verdadeira, mesmo porque a causa da doença permaneceria em sua mente. Por isso, recuso-me a atender ao pedido de cura de tais pessoas, apesar de poder deixá-las curadas temporariamente.

O sr, Yamada retirou-se do recinto como que pressionado pelo coronel Nomura e chegou até o portão para ir embora. A esposa do general Hissamura, penalizada, foi atrás dele e explicou que ele seria curado se lesse a obra A Verdade da Vida e soltasse da mente a doença.

É desse modo que se alcança a verdadeira salvação. Praticar os ensinamentos da Seicho-No-Ie é fácil mas, ao mesmo tempo, difícil. É fácil porque consiste em soltar da mente tudo que a pessoa está segurando. Segurar um objeto grande ou pesado é difícil, mas soltá-lo é fácil, desde que a mente aceite soltá-lo. Se parece difícil soltar, é porque a mente não aceita fazê-lo. Entretanto, quando encurralada e colocada em situação desesperadora, a mente é obrigada a soltar o que segura. Uma situação desesperadora pode funcionar como o portão de entrada para o despertar espiritual.

O sr. Yamada no início, "segurava" na mente o tratamento material do Hospital Sada considerando-o o melhor do Japão. Entretanto, foi obrigado a soltá-lo quando se esgotaram seus recursos financeiros. Em seguida, veio "segurar" a Seicho-No-Ie, pensando tratar-se de um tipo de terapia material mais barata, mas viu que a Seicho-No-Ie não é material, é impalpável, não aplica terapia de espécie alguma nem é barata: ouviu que uma sessão de Meditação Shinsokan custava dez mil ienes. Aliás, quando eu disse isso brincando, concedi um grande desconto. Poderia ter dito um milhão ou dez milhões de ienes. A Seicho-No-Ie não cobra um centavo, mas podemos dizer que praticá-la custa muito mais que dez milhões de ienes, pois é preciso soltar tudo que se está segurando. Obviamente, ela não está pedindo contribuição, como fazem alguns pregadores da seita Tenri. Se fizesse isso, ela própria estaria segurando a matéria.

Como estava dizendo, o sr. Yamada teve de soltar (abandonar) os tratamentos do Hospital Sada. E, vindo à Seicho-No-Ie em busca de terapia barata, foi repelido. Naquele momento, a esposa do general Hissamura aconselhou-o a ler A Verdade da Vida. Não lhe restava outra alternativa. Enquanto lia e relia a obra recomendada e praticava a Meditação Shinsokan, despertou para a Essência de sua Vida; consequentemente, a doença desapareceu e manifestou-se concretamente nele a Essência inadoecível da Vida.

Curar doenças é função da medicina, e não da religião. Esta tem por finalidade despertar o homem para a sua Imagem Verdadeira (Jissô), que é filho-de-Deus sem doença. A maioria das pessoas pensa que a doença existe, que o envelhecimento existe, que a morte existe, que os sofrimentos da vida existem. A função da religião não é livrar o homem desses males considerando-os existentes, mas despertar as pessoas para o mundo onde eles não existem. As religiões, até agora, procuram libertar o homem desses males considerando-os existências verdadeiras, e por isso não souberam esclarecer que este - aqui! - é o mundo sem doenças, sem envelhecimento e sem morte. Admitiam de um lado, conformados, o mundo dos sofrimentos e, por outro lado, procuravam estabelecer em algum lugar distante ou no além-túmulo o céu ou o paraíso onde não haja sofrimentos. Mas essa necessidade desapareceu com o surgimento da Seicho-No-Ie, que esclarece a Verdade de que a matéria não existe, o corpo carnal não existe, o mundo do envelhecimento, da doença e da morte não existe, embora pareçam existir. Ela não prega o meio de se livrar do mundo cheio de sofrimentos; mostra que tal mundo não existe; não promete para o futuro um mundo ideal - o céu ou o paraíso - num local distante; esclarece que o paraíso, o céu, está aqui e agora, que o Eu búdico está aqui e agora. Este mundo presente (não o mundo perceptível aos cinco sentidos) que está aqui e agora é o paraíso, o céu; este ser (não o perceptível aos cinco sentidos) que está aqui e agora é o ser búdico, o ser indestrutível, o ser eternamente feliz, que transcende o envelhecimento, a doença e a morte. E, como consequência dessa conversão mental, surgem também no mundo perceptível a infinita saúde, a infinita capacidade, a infinita provisão e a situação paradisíaca repleta de alegria.

Fazer as pessoas tomarem consciência do seu Eu perfeito e sem sofrimento e do mundo de perfeição e alegria, que sempre existiram - eis a verdadeira missão da religião.
Cont...
(Do livro "A Verdade da Vida, vol. 27", pgs. 27 à 36)

Nenhum comentário: