"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, março 16, 2015

Manifestando a Vida Infinita - 4/6

- Masaharu Taniguchi - 


Todas as condições imperfeitas do mundo fenomênico aparecem quando a perfeita vida interior, refletida no espelho nublado da mente, aparece como imagem distorcida. Talvez, com esse conhecimento, alguém possa pensar que a causa das doenças esteja na mente, isto é, que a mente, e não o corpo, é que se torna doente. Contudo, a mente é a nossa Essência verdadeira e ela é proveniente de Deus; portanto, a mente jamais adoece. É vital que compreendamos este fato. O que acontece é apenas que a superfície do espelho da mente se cobre de “poeira”; nada ocorre com o espelho em si. Na época da criação, o espelho da mente foi criado por Deus, de forma perfeita; logo, no espelho em si não há defeitos. Mesmo que a mente apresente uma “imagem defeituosa” em sua superfície, a mente em si continua perfeita. As mentes foram todas criadas por Deus, e não existe poder algum capaz de torná-las imperfeitas. Ao compreendermos esta Verdade, também compreenderemos que a mente do homem, em sua Essência verdadeira, sempre é perfeita, correta, e harmoniosa. Portanto, jamais acredite que sua mente esteja doente! A mente,seja no passado, no presente ou no futuro, não pode nunca ficar doente. Nenhuma doença pode penetrar na mente do homem, que tem estado perfeito desde o princípio. Jamais pense que sua mente seja a causa de sua doença! Tampouco pense que a causa de sua doença tenha estado em forma latente dentro de sua mente! A mente do homem, vinda da perfeita Mente de Deus, não pode ser causa de doença nem armazenar as causas de doença. Uma vez compreendido este fato, o homem se torna inteiramente livre.

A Imagem Verdadeira do homem é perfeita, e ela constitui a totalidade da existência conhecida como “homem”. Qualquer outra coisa, além da Imagem Verdadeira, não é o homem. Portanto, dizer que alguém está doente significa faltar com a verdade. É impossível que Deus, nossa Imagem Verdadeira, fique doente. No caso, seria outra mente, além da Imagem Verdadeira de nossa mente, que adoece? Não. Outra mente, além da verdadeira, não existe. Algo inexistente não pode adoecer. O mesmo pode ser dito com relação ao corpo físico. Sua aparência verdadeira é o reflexo perfeito da Imagem Verdadeira do homem, que é Deus. O que não é reflexo da Imagem Verdadeira não é aparência verdadeira. O que não é aparência verdadeira não existe em lugar nenhum. O que não existe não pode ficar doente. Além disso, nossa Essência verdadeira, por ser o próprio Deus, não pode adoecer. A mente também não adoece, pois é uma manifestação da Mente de Deus, um raio luminoso infinito, emanado do Reino de Deus. O corpo físico também não fica doente, pois é um reflexo visível de nossa Imagem Verdadeira - que é Deus, e existe numa dimensão invisível - que aparece refletido num mundo que pode ser percebido pelos nossos olhos físicos. Conclusão: não há nenhum elemento, dentro de nós, que possa estar relacionado com doença. Tudo que existe em nosso interior é exatamente da mesma natureza de Deus. O que possui a natureza de Deus jamais comete pecados ou adoece. Toda a vida, em qualquer nível de existência, é dotada de perfeição plena. Tudo que é perfeito não pode adoecer. Não podemos separar a vida de nossa Imagem Verdadeira. Nem podemos separar a Imagem Verdadeira da perfeição. A vida de todos os seres é perfeita; logo, uma forma de vida não pode prejudicar a outra: há apenas cooperação. Quando a vida reflete a sua Imagem Verdadeira sem qualquer distorção, nenhuma criatura pode adoecer, ou lutar entre si. Pelo contrário, o mundo se torna um mundo de grande harmonia, e o homem manifesta uma forma, no mundo fenomênico, que é tão perfeita como o próprio Deus.

Não há razão alguma para observar, ponderar, estudar ou se preocupar com relação à doença. Por mais que alguém analise a treva, nenhuma luz virá graças a tal esforço. Investigar a respeito da natureza da desarmonia em nada ajudará na criação da harmonia. Todos os estudos de imperfeições são inúteis, mais do que inúteis, pois, quanto mais nos aprofundamos nas trevas, mais nos distanciamos da luz da Verdade. A vida não pode ser descoberta no estudo de algo desprovido de vida. Sendo a boa saúde uma condição de plenitude de vida, que resultados positivos poderíamos esperar, atuando sobre a doença, uma condição em que a vida está ausente? Não se pode modificar a causa com tentativas de se modificar o efeito. Não se pode conhecer a luz através do estudo da treva. Devemos considerar do ponto de vista da Verdade absoluta e despertar para o fato de que doença, pecado e ilusão são inexistentes, e que não pertencem à Imagem Verdadeira.

A natureza das doenças, pecados e ilusões é algo com que não devemos nos preocupar. Não há motivo para sabermos algo sobre o que não existe. Além disso, não há forma alguma de se saber realmente algo a respeito daquilo que não existe. Por favor, reflita sobre isso! É impossível obter-se algum conhecimento sobre algo que é inexistente. Imaginar uma coisa que não existe, significa imaginar uma ilusão. Visar ao conhecimento de algo irreal é acatar um pensamento contraditório. Os pensamentos contraditórios trazem as condições contraditórias de névoas sobre o espelho da mente, retratam a Imagem Verdadeira de forma distorcida e apresentam o homem, no mundo exterior, na situação de um inválido. O desejo de pesquisar sobre a doença somente conduz à criação da mesma; o esforço em estudar o que não constitui a Imagem Verdadeira impede que esta Imagem seja manifestada de forma perfeita.

O objetivo da vida é conhecermos e manifestarmos mais e mais o que se afina com nossa verdadeira imagem. Quanto mais nos elevarmos espiritualmente na consciência dessa Imagem Verdadeira, mais o espelho da mente será purificado. A saúde é melhorada, e o homem ainda passa a manifestar mais amor, sabedoria, força e vida. Assim, o conhecimento da Imagem Verdadeira é o caminho para a liberdade real do homem. Por outro lado, toda tentativa de se conhecer aquilo que não é real somente impede o aparecimento da “Imagem Verdadeira” em nossas vidas. A “Imagem Verdadeira” aparece claramente somente quando não tomarmos nenhum conhecimento do que é irreal. Além disso, quando não quisermos saber de mais nada, exceto da Imagem Verdadeira absoluta e daquilo que é refletido diretamente do Absoluto, somente então começaremos a conhecer a Realidade absoluta pela primeira vez. Portanto, precisamos deixar a mente adequada e exclusivamente focalizada na Imagem Verdadeira. Quando estivermos frente a alguma coisa, deveremos sentir que sua Imagem Verdadeira é sua aparência, sua Imagem Verdadeira é sua vida, sua Imagem Verdadeira é sua substância original. Teremos de considerar que esta Imagem Verdadeira é, realmente, a substância verdadeira em existência, aqui e agora, em todas as coisas. Quando treinarmos para ver a perfeita Imagem Verdadeira de todas as pessoas, coisas e circunstâncias, deixaremos gradativamente de receber impressões imperfeitas, seja qual for a situação. Quando as impressões imperfeitas sumirem do espelho da mente, unicamente a aparência isenta de distorções da Imagem Verdadeira será refletida em nossa vida fenomênica. Dessa forma, o mundo passa a ser um mundo ideal, e o homem se torna o homem ideal.

Cont...

Nenhum comentário: