"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, outubro 22, 2015

O poder da palavra

Sathya Sai Baba


Cada pensamento e sentimento que emana de você é um reflexo de sua verdade interior. Infelizmente, ele se converte em falsidade pelo uso inadequado da fala. A língua é um dos cinco sentidos. Os sentidos são a causa das mudanças em nós. Eles são responsáveis pelo pecado ou o mérito que obtemos. A violência (Himsa) não se limita a ferir ou magoar os outros; na verdade, agir de forma contrária a suas próprias palavras também é violência. Lembre-se disto sempre: na verdade, não pode haver maior ahimsa (não-violência) do que usar nossa fala de uma maneira sagrada.

As palavras têm tremendo poder. Elas podem incitar emoções e podem acalmá-las. Elas comandam, enfurecem, revelam ou confundem. São forças poderosas que trazem à tona grandes reservas de energia e sabedoria. Tenha, portanto, fé no nome do Senhor e repita-o sempre que puder.

O som dos mantras (hinos védicos) tem o poder de transformar os maus impulsos e as más tendências. A palavra “mantra” significa aquilo que salva quando voltado para a mente. Mantenha sempre o mantra na mente: isto afastará o falar desenfreado, a conversa inútil, a intriga e o escândalo. Fale somente quando for totalmente necessário. Fale o menos possível.

Tudo o que você fala é um reflexo dos pensamentos internos. Tudo o que você faz é um reflexo da ação interior. Assim, agir de acordo com seu impulso interior é Dharma (Retidão). Falar o que você sente dentro de si é Sathya (Verdade). Refletir sobre o que você experimenta em seu coração é Shanti (Paz). Compreender adequadamente as sugestões do coração é Ahimsa (Não-violência). Consideração por tudo que emana do coração é Prema (Amor). Os cinco valores são, portanto, reflexos dos sentimentos que emanam do coração. Ser verdadeiramente humano significa ter completa harmonia entre pensamento, palavra e ação. Se houver divergência entre pensamento, palavra e ação, qual é o resultado? Ação infrutífera.


Nenhum comentário: