"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, janeiro 20, 2016

De onde vêm os pensamentos?

- Sri Bhagavan -


QUESTÃO: Bhagavan, o tipo de pensamentos que eu tenho, o tipo de sentimento que eu sinto, todos eles são projetados por Deus? Deus está colocando esses pensamentos dentro de mim? Deus está colocando o desejo em mim? Deus está colocando a violência dentro de mim?

SRI BHAGAVAN: "Todos os pensamentos em tese vem da esfera do pensamento, que eu chamo de "pensamentosfera". A esfera do pensamento é tão antiga quanto o homem e cada pensamento tem estado aí sendo recordado alguma vez neste planeta, e eles ainda estão aí. Esses pensamentos estão fluindo dentro e fora da você. Estes pensamentos estão fluindo dentro de você, e há pensamentos que estão fluindo para fora de você dependendo do seu estado de saúde, ou do lugar que você estiver hospedado, as pessoas ao seu redor e muitos outros fatores.

É como sintonizar um canal de televisão. Há tantos canais que você poderia ir lá e sintonizar qualquer canal. Se você sintonizar um canal chamado "obtendo pensamentos negativos", você estará recebendo estes pensamentos negativos. Se você sintonizar um canal chamado "obtendo pensamentos violentos", você vai ter esses pensamentos. 

Depois de conseguir este insight de que "vocês não são os seus pensamentos, e os pensamentos não são seus", então você vai achar estranho conseguir sintonizar um canal de radiodifusão que é silencioso e você irá receber este silêncio. Caso contrário você ficará com a origem destes pensamentos e eles são tão antigos quanto o homem. Eles não são os vossos pensamentos. 

Algumas pessoas poderiam ter sentido medo a 10.000 anos atrás como se estivessem sido perseguidos por um tigre. É esse pensamento agora que você irá sentir. Não seria o medo do tigre, mas seria o medo da cotação do mercado de ações. Este mesmo medo entra em você assim. Quando você perceber que seus pensamentos não são os seus pensamentos, você poderá realmente ver como eles estão vindo, como eles estão fluindo através de você e então você se torna muito desindentificado. E, dessa maneira, você poderia crescer e ficar livre dessas coisas.

E como você pode aprender a crescer? Quando falamos de aprendizagem e crescimento na Oneness, estamos nos referindo ao mundo interior. Quando você fica olhando para o que está acontecendo dentro, você se torna livre de condicionamento e você se torna livre de pontos de vista. Este "tornar-se livre de condicionamentos e pontos de vista" é o que chamamos de aprendizagem e quando este tipo de aprendizado acontece, há um enorme crescimento.

Quando você continuar a testemunhar, lentamente você começa a se desidentificar de seus pensamentos, de sua mente, de seu corpo, e até de você mesmo. Quando você começar a crescer mais em desidentificação, você também crescerá em ser uma testemunha. Em última análise, você se torna pura testemunha. Nesse ponto você estará completamente cheio de amor incondicional e alegria."


Nenhum comentário: