"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, dezembro 25, 2016

O significado espiritual do Natal

- Núcleo - 


No sentido material comemora-se em 25 de dezembro o Natal, o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Jesus veio ao mundo para dar testemunho da Verdade. E no sentido espiritual Verdade é “Aquilo que É”. Aquilo que É significa que sempre É; É sempre o mesmo atemporalmente, de forma permanente. Nesse sentido apenas Deus é a Verdade, a única Realidade, “Aquilo que É” e sempre É, tudo mais é impermanência.

Da consciência de que Deus é a única Realidade Jesus declarou: "Eu Sou a Verdade". Declarou também: "Quem vê a mim vê Aquele que me enviou" e, "Eu e o Pai somos Um". Essas declarações contém em si o significado espiritual do Natal. O sentido espiritual de Natal é o de nascimento; nascimento do Cristo, o Filho de Deus, em nós. Por isso revelou Jesus a Nicodemos: “Aquilo que é nascido da carne é carne, e aquilo que é nascido do Espírito é Espírito. Por isso importa ao homem nascer de novo”. Esse novo nascimento em Cristo, essa conscientização da Presença do Filho de Deus em nós, esse nascimento ou renascimento espiritual é o significado espiritual do Natal.

A chave que possibilita a apreensão desse sentido espiritual do Natal como nascimento espiritual do Cristo em nós é a conscientização de que as declarações de Jesus sobre Quem Ele É são na Verdade Percepções! São Percepções de que Deus é a Verdade, a única Realidade, e sendo assim, de que o verdadeiro nascimento é o nascimento espiritual. Por isso Jesus enfatizou que “importa ao homem nascer de novo”, não no sentido material, não da carne, mas do Espírito.

É essencial estarmos atentos ao fato de que em cada uma daquelas declarações que revelam sua Consciência ou Percepção sobre sua natureza espiritual, Jesus está compartilhando Percepções da Verdade! Essas Percepções são em si a própria Verdade se expressando através de Jesus e como Jesus! Com essa consciência de total identificação com a Verdade Jesus compartilhou a Percepção: “Eu e o Pai somos Um”. Por sua total identificação com essa Realidade Única, através de seus ensinamentos e declarações Jesus compartilha as Percepções do que é a Verdade. Por serem expressões da Verdade, essas “Percepções” tem validade impessoal e atemporal. 

O advento de Jesus, sua vida e seus ensinamentos, nos possibilitam esse renascimento espiritual. Assim, podemos comemorar o natal não apenas do ponto de vista material, pelo nascimento de Jesus. Podemos comemorar principalmente o fato de que Jesus compartilhou suas Percepções de Filho de Deus, possibilitando a todos a conscientização de que sendo Deus a Verdade, a Realidade única, não há senão aquilo que nasce da Verdade! 

Sendo assim, a cada um de nós nos importa esse nascimento espiritual, esse renascimento ou conscientização da Verdade expressa pela Percepção compartilhada por Jesus de que “Deus disse: "Sois deuses, sois todos Filhos do Altíssimo.”

A todos um Feliz Natal!


Nenhum comentário: