"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, janeiro 27, 2017

O fim do sofrimento


.
Questão: Como posso terminar meu sofrimento?

Sri Bhagavan: O sofrimento não está na situação, na verdade, mas na percepção do fato.

Há uma crença comum no mundo de hoje de que podemos transformar uma situação, alterando-a. Isso é chamado de conteúdo da situação, e aí pensamos: transformando o conteúdo nós estaremos nos transportando para sermos felizes com ele, mas na realidade, a situação não tem nada a ver com a sua felicidade ou sua tristeza.

É a maneira de olhar para a situação - a maneira como você percebe a situação.

Muitas vezes, algo que você não esperava aconteceu, algo que você não gosta ou aprecia. A situação já passou, mas você ainda carrega a situação dentro de você. Está constantemente a questionar a situação com:

- "Por quê? Por que isso aconteceu comigo? O que eu poderia ter feito diferente?"

E você tenta oferecer muitas explicações sobre porque isso aconteceu com você.

Você vê, o sofrimento não é causado pela situação em si, mas na forma como você está questionando a situação, na sua incapacidade de aceitar a situação, e todas as razões que você imagina, do porque isso aconteceu com você.

É impossível, no estado atual do mundo, e com todo o karma, que você se torne completamente livre de todos os problemas. Os problemas obrigatoriamente estarão lá, para qualquer um e para todos - sejam eles ricos ou pobres, educados ou não, ou de qualquer classe ou local.

Os problemas podem estar lá, mas não há nenhuma razão para alguém sofrer, porque a situação - o problema - intrinsecamente NÃO CONTÉM QUALQUER SOFRIMENTO.

Quando você chega a um nível de consciência em que você pode aceitar as situações da vida plenamente, por estar vivo com a situação, não importa qual seja a situação, você vai ser feliz.

A Experiência da Unidade, pode ajudá-lo a alcançar esse nível. Jesus Cristo sentiu enorme amor e compaixão. Buda estava num estado de imensa paz e tranquilidade porque seu cérebro foi moldado de forma diferente.

Se você quer sentir a paz, se você quiser sentir o amor, isso é possível quando as mudanças acontecem na matéria física, cinza de seu próprio cérebro.

Então é possível você experimentar o amor e a paz. Isso é o que é experimentar a Unidade.

Não há muito a explicar sobre a experiência de Unidade, porque não é uma técnica. É um ato da Graça. Ao experimentar a Unidade que lhe é dada, há uma transformação neurobiológica que leva ao amor, paz, felicidade - o que você está realmente procurando, incluindo o fim do sofrimento.

O despertar - ou como você quiser chamar desse estado - não é um processo psicológico. É um processo biológico. Se fosse um processo psicológico então certamente, praticando uma técnica seria possível chegar lá. Desde que não é um processo psicológico, é impossível chegar lá por meio de um ensinamento ou uma técnica.

Não existe uma definição única de despertar, mas a maneira como entendemos do despertar, é que é um estado onde todo o sofrimento acaba - todo o sofrimento psicológico, e todo o sofrimento existencial.

Você vive sua vida com mais sentido de isolamento. Você se sente parte de tudo; você sente que tudo é uma parte de você.

Não é uma experiência de conexão, e você não se sente separado de outros.

Portanto, quando falamos de despertar, falamos desta experiência onde a divisão termina dentro de você, onde o sentido da existência separada está totalmente desaparecido.

Ao experimentar a Unidade que lhe foi dada, você vai encontrar o que é, e o que você tem procurado.


Nenhum comentário: