"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, fevereiro 10, 2018

Descortinando a nossa Natureza Divina - 3/11

- Masaharu Taniguchi - 


AUTOCONFIANÇA E O DESTINO DO HOMEM

Tenha autoconfiança

A maioria dos jovens pensa equivocadamente que nasceu com poucos dotes, tem complexo de inferioridade e, devido a isso, restringe a capacidade inata, não conseguindo crescer adequadamente. Entretanto, boa parcela dos que se tornaram grandes líderes mundiais, dirigentes de grandes organizações, renomados inventores ou então notáveis estadistas, pareciam, à primeira vista, indivíduos medíocres, mas, em certa oportunidade, conseguiram sucesso em algo que realizaram, tomaram consciência de que são capazes e adquiriram autoconfiança. Assim, passaram a se esforçar seriamente na direção indicada por essa autoconfiança.

Por maior que seja o seu talento inato, ele não se manifestará enquanto você não empenhar esforços no sentido de aprimorá-lo, assim como uma barra de aço de boa qualidade não se transforma num perfeito e excelente aço enquanto não for temperada.

É necessário que, antes de tudo, você tenha autoconfiança. É preciso adquirir, fundamentalmente, a convicção de que é filho de Deus.

Muitos fatores contribuem para o nosso aprimoramento e enriquecimento pessoal neste mundo. Um deles é a influência dos parentes e amigos. Às vezes, conseguimos um bom emprego graças a essa influência. Outras vezes, muitas concretizações nos são facilitadas por termos bons amigos. Quem nos encoraja na hora do desespero é um amigo, como também aquele que nos alegra com a sua solidariedade quando lhe fazemos confidências.

Um amigo pode nos emprestar dinheiro ou nos oferecer um trabalho. Entretanto, por mais que tenhamos trabalho e dinheiro, se não tivermos autoconfiança, não conseguiremos manifestar nossa capacidade toda no trabalho e não utilizaremos adequadamente o dinheiro. Há dificuldades em qualquer trabalho. A autoconfiança é a força motriz que vence essas dificuldades e faz com que a pessoa deixe de encará-las como uma dificuldade.


O impasse faz manifestar a força infinita

Na qualidade de filhos de Deus, todos nós possuímos um talento inato. Basta nos esforçarmos para cultivar esse talento que conseguiremos ser alguém maravilhoso. A maioria, contudo, acaba permanecendo na camada social inferior, por achar que é mais cômodo depender de alguém ou imitar outra pessoa, em vez de cultivar a sua autonomia e revelar plenamente o seu talento. O ser humano possui força infinita e, numa circunstância de impasse, manifesta uma capacidade até então desconhecida. Entretanto, quando fica esperando que alguém o salve, não consegue manifestar seu talento congênito.

Não foi um fato gratificante, mas há um exemplo que pode ser citado aqui. Na Segunda Guerra Mundial, o Japão revelou tamanha pertinácia e intrepidez que os EUA se viram num impasse, e, para nos derrotar, deveriam, a qualquer custo, usar uma bomba bem mais potente do que qualquer outra já existente. Isso fez com que desenvolvessem a energia atômica, levando-os a produzirem armas nucleares. Assim é a força gerada numa situação aparentemente sem saída.

Atualmente (década de 70 a 80), porém, a corrida nuclear entre EUA e URSS chegou a um impasse, e isso está contribuindo para desenvolver ainda mais a criatividade dessas duas nações. É realmente lamentável que a capacidade humana seja usada para a produção de poderosas armas destruidoras. Contudo, torna-se evidente que não há limite dessa capacidade. Quando se encontra num impasse, o homem é capaz de realizar feitos maravilhosos. Tal é a capacidade humana.


Deus salva aquele que se salva por si

Aliás, certas pessoas caem realmente no desespero e se descontrolam em situações de extrema dificuldade. Tais pessoas perderam a autoconfiança. Enquanto tiverem autoconfiança, conseguirão, com certeza, despertar em si uma força bem maior que a manifestada normalmente. E a fonte dessa autoconfiança é a convicção "O homem é filho de Deus".

Além da autoconfiança, é preciso se esforçar, pois, se ficar esperando que alguém faça algo para si, sem empenhar qualquer esforço próprio, fará com que a capacidade latente adormeça.

Às vezes, encontramos pessoas que ficam a pensar comodamente "Deus fará isso da melhor forma", achando assim que têm fé, mas estão redondamente enganadas. "Deus salva aquele que se salva por si" – este é o mote da obra Self Help de Samuel Smiles. Deus está dentro de nós, e não devemos pensar comodamente que "Ele fará da melhor forma", sem evocarmos a força infinita alojada em nós.

Aquele que pensa "Quero um trabalho mais fácil possível" está criando um futuro infeliz. Só um jovem que enfrenta espontaneamente um trabalho difícil, com confiança, tem a garantia de um futuro promissor.

Não se deve ficar na dependência de outras pessoas. Não conte com a influência do presidente ou dos diretores da empresa onde trabalha. Se você se acomodar numa posição por demais vantajosa, sua capacidade adormecerá, tal qual um gato que dorme no sofá.

Não permita que sua força interior adormeça. Só quem abandona decididamente a almofada macia, a bengala, tudo que lhe traz dependência, e avança sem jamais esmorecer, consegue exteriorizar infinitamente a força que tem dentro de si.

Não é muito difícil dirigir um carro numa estrada larga, reta e com pouco movimento. No entanto, por ser fácil demais, não desenvolve a destreza do motorista. Para ser um bom motorista é preciso dirigir em estradas estreitas e íngremes das regiões montanhosas, enfrentando o perigo de cair do penhasco, como também numa avenida movimentada onde os carros andam quase colados uns aos outros.

Tomei como exemplo a habilidade de dirigir um carro, mas, na nossa vida, estão concentradas muito mais pessoas do que carros numa avenida movimentada. Quem decidir ser o campeão da humanidade, deve empenhar esforços para vencer todas as dificuldades. O ser humano revela ao máximo a sua potencialidade apenas em momentos de extrema dificuldade, e não quando está andando calma e despreocupadamente. Na hora do desespero, a pessoa revela ao máximo a sua força interior, a força de filha de Deus que, em situações normais, fica adormecida. Se a pessoa revelar uma vez essa força, sentirá maior autoconfiança e, na aventura seguinte, manifestará força ainda maior.

Sem uma constante luta contra as adversidades, o homem não revela sua capacidade máxima nem aperfeiçoa seu caráter. Enquanto permanecer na água agarrado a alguém, não aprenderá a nadar de fato. Somente conseguirá nadar se for levado para local de maior profundidade e, soltando a mão do treinador, nadar sozinho, com seu próprio esforço. Do mesmo modo, quando abandonar o sentimento de dependência, nascerá na pessoa o espírito de independência, e ela dará o primeiro passo com autoconfiança.


Confie no seu Eu verdadeiro

Sentimos muitas vezes que a ajuda de alguém nos salvou, mas isso cria em nós um espírito de dependência. Acabaremos habituados com as facilidades e ficaremos com um caráter fraco, que conta sempre com a ajuda do próximo. Essa ajuda, portanto, não trará felicidade para a nossa vida. Não devemos pensar que o indivíduo que nos empresta dinheiro quando estamos em dificuldades é um bom amigo. Um diretor que aumenta o salário de um funcionário indolente, apenas levando em consideração o tempo que ele está nesse emprego, não pode ser considerado um bom dirigente, mas sim aquele que recompensa o empregado de acordo com o esforço que ele despende no trabalho, pois está exercendo a função de fazê-lo exteriorizar a força adormecida no seu interior.

Há uma frase nas Palavras de Sabedoria que clama: "Levanta-te com a tua força". Quem só consegue caminhar usando bengala é um coxo. Uma pessoa que só consegue caminhar na estrada da vida dependendo de alguém, nada mais é que um "coxo". Por que há tanta gente sofrendo na sombra da sociedade? Em certa parte, porque o sistema social é falho (e considero uma atitude nobre lutar para a reforma desse sistema), mas não devemos esquecer que há pessoas, mesmo dentro desse sistema, aprimorando dia a dia a sua capacidade e conquistando posições cada vez mais elevadas.

As falhas do sistema social são meros obstáculos semelhantes aos usados propositadamente no hipismo. Um cavaleiro habilidoso ultrapassa esses obstáculos com brilhantismo e alcança a linha de chegada em primeiro lugar. Se você ficar culpando as condições externas porque não conseguiu exteriorizar sua capacidade, sem refletir sobre sua falta de desempenho, de autoconfiança, de esforço, jamais conseguirá desenvolver sua força interior de filho de Deus. Você é filho de Deus! Você possui o poder de dominar seu ambiente! Acredite mais, muito mais no seu Eu verdadeiro!

Se existe alguém neste mundo que mereça menosprezo, é o covarde que transfere a causa do seu fracasso para condições alheias a si, para a influência de outras pessoas.

Devemos saber que só será possível manifestar ao máximo a nossa capacidade inata, quando nos conscientizarmos de que somos antes de tudo filhos de Deus, possuidores da infinita força interior, que só se manifesta através da autoconfiança e esforço próprio ao transpor cada obstáculo.


Nenhum comentário: